HC apresenta balanço de gestão e desafios para 2013
 
Representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Hospital das Clínicas (HC) se reuniram, na última quinta-feira (20), no anfiteatro do hospital, com servidores, professores, estudantes, coordenadores dos diversos serviços e membros sindicais para apresentar as ações realizadas e as perspectivas e desafios para 2013. O processo de adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) também foi abordado na reunião. Compuseram a mesa o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, o vice-reitor Sílvio Romero, e o diretor-superintendente do HC, George Telles.
O reitor Anísio Brasileiro - que está finalizando o seu primeiro mandato – iniciou sua apresentação falando, ou melhor, assegurando que nos meses de janeiro e fevereiro não haverá reunião e nenhuma decisão será tomada em relação à EBSERH, empresa pública criada pelo Governo Federal com o intuito de administrar os hospitais universitários federais. No HC, a adesão à EBSERH vem sendo discutida nos últimos meses. “A UFPE é um espaço da diversidade, da pluralidade de ideias e do diálogo. Todas as sugestões serão bem vindas”, afirma o reitor. Em relação aos avanços da universidade, o reitor falou da execução do orçamento e infraestrutura, da construção do novo estatuto da UFPE e do processo de construção do Planejamento Estratégico da Biblioteca Central.
Na apresentação de George Telles (diretor-superintendente do HC) foi possível visualizar as ações da gestão e os desafios para o próximo ano, incluindo as obras de adequação da estrutura física, renovação tecnológica e de administração financeira. Foram reformados, entre outros setores, a pediatria, centro obstétrico, informática, unidade de imagem, centro cirúrgico e o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same), local onde estão guardados mais de dois milhões de prontuários.
Entre os principais equipamentos adquiridos no ano passado estão ambulância, ressonância magnética, raio x telecomandado, mamógrafo e o densitômetro – primeiro entre os hospitais públicos do Estado. Quando o assunto é desafio, o diretor é enfático: “Precisamos ter um olhar de como vamos garantir e ampliar as habilitações do hospital”.
Diretoria Administrativa – Durante a reunião de hoje (20), foi anunciado o nome do servidor da UFPE, José Lamartine da Silva, 37 anos, como o novo diretor Administrativo e de Controladoria do HC, em substituição a Marcos Pinto de Carvalho. Lamartine, que tomará posse em janeiro, entrou na universidade em 2010 para o cargo de Assistente Administrativo, lotado no HC, e ocupou a chefia da Unidade de Planejamento do hospital por um ano e oito meses.
Ele é graduado em Administração e Comércio Exterior e está cursando pós-graduação em Planejamento Tributário, na UFPE. “Me sinto lisongeado e é um grande desafio assumir essa diretoria. Pretendo fazer uma gestão democrática, de portas abertas a todos os servidores”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços