Maternidade comemora 20 anos

 

 

Maternidade Municipal Lucilla Ballalai já realizou mais de 60 mil partos e 150 mil atendimentos
A Maternidade Municipal Lucilla Ballalai completa 20 anos de funcionamento no próximo dia 23 de dezembro. No dia 21 será realizada uma comemoração, às 9h, na própria maternidade, que integra o Sistema de Saúde da Prefeitura de Londrina, e é vinculada à Autarquia Municipal de Saúde, sob a Diretoria de Serviços Complementares em Saúde.

O secretário de Saúde, Edson de Souza, ressaltou a importância da maternidade para Londrina. “Ao longo dos seus 20 anos, a Maternidade Municipal tem cumprido com muita competência seu papel social, cuidando da gestante e da criança em um momento importante da sua vida e ainda incentivando a participação do pai, que pode, no momento do parto, estar ao lado de sua companheira, fortalecendo o vínculo familiar.”

Souza lembrou ainda que na maternidade são atendidos em média 80% dos partos de Londrina realizados pelo Sistema Único de Saúde. “A maternidade é uma referência. Em sua história foram mais de 60 mil partos e 150 mil atendimentos. Hoje conta com 175 funcionários trabalhando diretamente no hospital. Desde sua criação, com toda a implantação de programas que beneficiam a saúde e previnem doenças do recém-nascido, a taxa de mortalidade infantil já foi reduzida em 55,4%.”

Nos 20 anos de funcionamento a maternidade já conquistou reconhecimento e prêmios nacionais, como o Diploma de Honra ao Mérito concedido pela Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional pela qualidade na execução da técnica de coleta do teste do pezinho; recebeu da UNICEF, Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde, o título de Hospital Amigo da Criança e também o Prêmio Galba de Araújo pelo respeito à dignidade da mulher e humanização do parto.

A Lucilla Ballalai realiza em todos os recém-nascidos o teste do pezinho, o teste do coraçãozinho, a triagem auditiva neonatal, conhecida como teste da orelhinha e, além disso, todos os bebês são encaminhados às Unidades Básicas de Saúde integradas ao Programa Saúde da Família, onde recebem atenção especial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços