Câmara Municipal de Balneário Camboriú aprova doação de três áreas para Udesc
Florianópolis,


 

A Câmara Municipal de Balneário Camboriú aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 19, a redação final do Projeto de Lei nº 081/2012, que autoriza a desafetação e a doação de três áreas de propriedade do município para a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O projeto agora segue para a sanção do prefeito Edson Renato Dias.

Os terrenos fazem divisa com a área da Udesc no bairro Nova Esperança, têm mais de 24 mil metros quadrados e são avaliados acima de R$ 10 milhões pela Comissão Municipal de Valores Imobiliários.

A prefeitura oficializou a proposta de doação após várias reuniões de integrantes da Reitoria, membros da direção-geral do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Udesc Balneário Camboriú, e representantes acadêmicos com a Secretaria Municipal de Planejamento.

Segundo a diretora-geral da Udesc Balneário Camboriú, Maria Ester Menegasso, essa doação integra o planejamento estratégico realizado para implantar o centro em parceria com outros órgãos e entidades da região da Foz do Itajaí.

“Já possuímos 19 mil metros quadrados, dos quais 13 mil foram adquiridos em 2011 com recursos próprios da universidade e seis mil doados em 2010 pelo poder público municipal. Após a oficialização da doação, no início de 2013, em menos de três anos de existência, o Cesfi passará a ter mais de 43 mil metros quadrados. Esta é uma conquista muito importante, tanto para o presente quanto para o futuro da universidade no município”, comemora, acrescentando que a área poderá ser ampliada, tendo em vista a possibilidade de expansão na região.

Para o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, o encaminhamento do projeto serve como estímulo para que a instituição mantenha as ações para viabilizar os projetos do centro de Balneário Camboriú e desenvolver o curso de Engenharia de Petróleo.

“Agradeço ao prefeito pelo gesto e aos vereadores do mandato que se finda pelo apoio que nos dispensaram em diversas oportunidades. Certamente foi o melhor presente de Natal que o Cesfi poderia receber”, destaca o reitor.

Projeto da nova sede
A unidade de Balneário Camboriú está recebendo apoio do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Módulo), do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Udesc Laguna, na elaboração do projeto arquitetônico e do memorial descritivo básico da futura nova sede.

Já a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí-Açu (Amfri) está fazendo os projetos estrutural, de tecnologia de informação, elétrico, telefônico e hidráulico, além de itens complementares.

“Com isto, conseguimos expandir a rede de parceiros da universidade na região e aproveitamos melhor os recursos, na medida em que todos os projetos não gerarão despesas para a Udesc”, salienta a diretora-geral.

Todos os projetos necessários para a futura sede devem ficar prontos até o fim do primeiro semestre de 2013 para que, em seguida, ocorra a licitação da obra. A Udesc Balneário Camboriú funciona atualmente no edifício Mágila, 413, na Avenida Central, Centro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade