Fundação Cultura Artística de Londrina divulga balanço anual

 

 

A Prefeitura de Londrina, através da Secretaria de Cultura, viabiliza parte dos recursos para pagamento dos salários dos bailarinos, professores e técnicos da Fundação
A Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart) divulgou seu balanço anual, apresentando um saldo positivo de realizações. Entre elas está a indicação da Companhia Ballet de Londrina entre os melhores espetáculos nacionais e internacionais do Guia Folha, do jornal Folha de São Paulo, ficando com o segundo lugar na votação do público.

A Funcart é uma instituição sem fins lucrativos, de caráter cultural que gerencia a companhia profissional de dança, Escola de Dança, Escola de Teatro, Grupo de Dança Amador e Teatro de Lona com 200 poltronas e se prepara para comemorar 20 anos de atividades em 2013. A Prefeitura de Londrina, através da Secretaria de Cultura, viabiliza parte dos recursos para pagamento dos salários dos bailarinos, professores e técnicos.

Para o secretário de Cultura e diretor da Fundação e da Companhia Ballet de Londrina, Leonardo Ramos, o sucesso da entidade está na forma como o trabalho é realizado. “Atribuo isso à qualidade artística do projeto e à administração rigorosa dos recursos. É um exemplo de uma organização de terceiro setor que deu certo, se manteve nesses 20 anos, consolidou duas escolas, é um exemplo para a cidade”, destacou.

De acordo com o secretário a Fundação está revolucionando a forma de fazer cultura na cidade. “Temos um público grande no Brasil. Um circuito que inclui sempre no roteiro o Nordeste, interior de São Paulo e Minas Gerais. Este ano ainda realizamos cinco apresentações na França e quatro no Peru, além de temporadas regionais. Ao conquistarmos os palcos franceses, abrimos mercado para temporadas em outros países da Europa, principalmente Portugal, já que 2013 será o ano do Brasil em Portugal. Não podemos esquecer o Prêmio Klauss Vianna, que também é um reconhecimento pelo nosso trabalho”, salientou.

Neste ano o Ballet de Londrina se apresentou em São Paulo com os espetáculos, Petrouchka e A Sagração da Primavera, que figuram entre os melhores de 2012 do Guia Folha, destacando o grupo entre os de maior circulação do País. A Companhia também comemora as conquistas do Prêmio Klauss Vianna e dos palcos da Europa ao se apresentar pela primeira vez na França.

Teatro
A Escola Municipal de Teatro movimentou o circuito cultural londrinense, com a produção de seis novos espetáculos, com temporadas locais e nacionais tendo o grupo de teatro da escola se apresentado além do Paraná, nos Estados do Mato Grosso, Sergipe, São Paulo e Santa Catarina.

De acordo com o diretor da EMT, Silvio Ribeiro, o ano também foi bastante produtivo. “Este ano, a Escola Municipal de Teatro registrou a menor evasão de alunos. Foram 111 alunos matriculados, sendo que 24 novos atores foram formados pela escola”, avaliou.

Circo Funcart
O Circo Funcart em 2012 se tornou uma das principais salas de apresentações da cidade, desde o incêndio do Ouro Verde, dia 12 de fevereiro. Pelo palco do Circo passaram espetáculos dos festivais de Música de Londrina (FML), Internacional de Teatro (Filo) e shows, como o de Simone Mazzer, que lotou a sala no último final de semana em duas apresentações.  

Outros Projetos
A Funcart desenvolve ainda vários projetos como o “Dança nas Escolas”, que atendeu cinco escolas municipais, atingindo 67 professores, sendo que 727 alunos participaram das oficinas e 76 se inscreveram para aulas regulares de dança na EMD. Além disso, um público de 2.480 pessoas assistiu aos espetáculos apresentados nas escolas. Outras 128 crianças participaram de projetos da Funcart, como o de Iniciação à Dança, que representa um passo importante não só para a formação profissional, como para próprio público apreciador de arte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços