Conferência de Habitação elege novos conselheiros

 

 

A 3ª Conferência Municipal de Habitação de Londrina contou com debates, participação de membros de todos os segmentos e eleição do novo CMHL
A Companhia de Habitação de Londrina (Cohab) e o Conselho Municipal de Habitação de Londrina (CMHL), realizaram na última sexta-feira (14) e no sábado (15) no Senac , a 3ª Conferência Municipal de Habitação de Londrina, com o tema “Morar na cidade que me reconhece”. O evento contou com debates, o início da elaboração de um documento com as propostas aprovadas que será enviado posteriormente ao Legislativo e a eleição de novos membros do CMHL.

Ao todo foram realizadas três pré-conferências nas quais foram indicados cerca de 150 delegados, em três segmentos, que votaram e podiam ser votados. Foram eleitos para a próxima gestão 14 representantes do Poder Executivo, sete representantes da sociedade civil organizada e oito representantes dos movimentos populares, com seus respectivos suplentes. A Câmara Municipal deverá indicar ainda um representante e um suplente. Na primeira reunião ordinária de 2013 os  membros escolhidos na Conferência deverão eleger a nova diretoria do CMHL.

O presidente do CMHL, José Antônio Bahls Santos, fez uma avaliação positiva da Conferência. “Mesmo sendo realizada em um final de ano, quando muitas pessoas estão em férias, tivemos a participação maciça de representantes do poder público com participantes de várias Secretarias Municipais, sociedade civil organizada e movimentos populares. Das 49 propostas discutidas, 20 foram aprovadas, sendo que estas vêem de encontro ao trabalho que está sendo feito pela comissão do Programa Minha Casa, Minha Vida no município. Isto é muito importante porque estas propostas são balizadoras para o trabalho das comissões.”

Segundo José Antônio Bahls Santos, entre os principais pontos discutidos e aprovados na Conferência estão a construção de equipamentos urbanos como escolas, creches, postos de saúde e outros, próximos aos novos empreendimentos e também a questão da ocupação dos vazios urbanos onde houver necessidade, sem priorizar região, para que haja melhor distribuição das habitações de interesse social.

Outras propostas aprovadas foram o estabelecimento de metas anuais com prazos para atender a demanda de habitações populares atingindo um número de 7 mil unidades ao final de cada gestão municipal, além da recomendação de se evitar a periferização das obras sociais que de acordo com o presidente do CMHL evita a especulação de terrenos urbanos e discriminação social.

O Conselho Municipal de Habitação de Londrina, foi instituído através da Lei Nº 10.278/07, é um órgão deliberativo, composto por 14 pessoas do poder público eleitas e respectivos suplentes; um representante indicado pela Câmara de Vereadores e oito pessoas de movimentos populares com oito suplentes, além de sete pessoas da sociedade civil organizada com sete suplentes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços