Secretário Lara participa de encontro sobre os rumos da Política de Assistência Social na Região Sul

Foto destaque
  • Lara destacou o esforço da STDS para promover a busca ativa das famílias
O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, participou da cerimônia de abertura do Encontro Regional Descentralizado do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), Região Sul. O evento tem a finalidade de promover o debate, bem como contextualizar os rumos da Gestão da Política de Assistência Social nos municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As atividades iniciaram na quinta-feira (24) e se estendem até esta sexta-feira (25), na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra/Canoas).

Durante o encontro, que tem como tema "Entre o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o Plano Brasil Sem Miséria: os municípios pactuando caminhos intersetoriais", o secretário Lara destacou o esforço da STDS para promover a busca ativa das famílias e apresentou os Mutirões Sociais como uma das ferramentas que a pasta está utilizando para realizar o processo.

"Este é um trabalho fomentado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e que, de acordo com a ministra Tereza Campello, será modelo nacional. Não é uma política perene, mas uma política que vamos utilizar durante a gestão como forma de chamar a atenção de quem está fora dos programas sociais, para que seja documentado e inserido no Cadastro Único", definiu.

O gestor esclareceu, ainda, que a área da assistência social dos municípios deve dialogar com a do trabalho, pois esta tem as ferramentas para promover a inclusão produtiva dos cidadãos. "Nosso papel é facilitar o acesso de nosso público aos serviços que o Governo coloca à disposição. No próximo ano, iremos qualificar mais de 100 mil pessoas e, neste processo, a interface entre trabalho e assistência social será primordial para emanciparmos este público, fazendo com que tenham autonomia, geração de renda e melhores condições de vida por meio da qualificação profissional", concluiu Lara.

O Sistema Único de Assistência Social no enfrentamento à miséria
Ao falar sobre a centralidade que a Política de Assistência Social ganha no Plano Brasil Sem Miséria, a secretária Nacional de Assistência Social do MDS, Denise Colin, apontou que o Sistema Único de Assistência Social (Suas) assume três funções principais no combate à miséria: "O serviço de vigilância, fazendo o conhecimento da pobreza e das vulnerabilidades territoriais, leitura e interpretação dos dados para obter conhecimento da expressão cotidiana da pobreza; a proteção social básica e especial; e a defesa dos direitos tanto socioassistenciais, quanto os garantidos pelo conjunto das demais políticas", esclareceu Colin.

A abertura do evento teve a participação de representantes do MDS, gestores dos três Estados da Região Sul e dos municípios que atuam na área da assistência social, presidentes dos Colegiados Estaduais de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), autoridades de Canoas, entre outros participantes. A diretora do Departamento de Assistência Social da STDS, Carla Capitanio, também acompanhou as atividades.

Postagens mais visitadas deste blog

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente

Estado investe mais de R$ 8 milhões na aquisição de veículos, materiais e equipamentos para a segurança