Programa de Erradicação da Brucelose e Tuberculose será lançado em dezembro

Foto destaque
  • Produtor recebe cerificado do secretário Mainardi (à direita)
Em dezembro, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio irá lançar o Programa Estadual de Erradicação da Brucelose e Tuberculose. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (25), pelo secretário Luiz Fernando Mainardi, ao participar, em Arroio do Meio, do ato de entrega de certificados do Projeto Piloto de Controle e Erradicação destas moléstias no rebanho bovino, a partir da experiência realizada no Vale do Taquari.

O Projeto Piloto foi lançado em 2009, a partir de iniciativa do Ministério Público local e vem sendo implantado com a metodologia do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (NCEBT), programa oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Até dezembro deste ano, devem ser entregues os certificados oficiais, como livres de brucelose e tuberculose bovina, à maioria das 2.723 propriedades rurais do município, fato inédito no País.

Numa segunda etapa, devem ser certificadas as propriedades que tiveram bovinos infectados e descartados, ou que fizeram movimentação irregular de animais durante o processo.

Depois de elencar as ações que estão sendo tomadas pelo Governo do Estado para fortalecer a cadeia produtiva do Leite, Mainardi,elogiou o trabalho desenvolvido pela comunidade, tendo à frente o prefeito Sidnei Eckert. O secretário também informou que o governador Tarso Genro e o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, estarão presentes no ato de lançamento do Programa Gaúcho de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose em bovinos.

Status sanitário
O prefeito manifestou sua certeza de que o status sanitário atingido na região deve ser valorizado. "Temos que continuar trabalhando para que esta conquista se consolide e reverta em benefícios financeiros para o produtor rural, com reflexos em toda a cadeia produtiva e economia do município", disse Sidnei Eckert.

Por fim, Mainardi garantiu que a condição a que foi alçada o rebanho bovino do município é um passo decisivo para a valorização da produção local. " Não se vende derivados lácteos para fora se não tivermos uma excelente condição sanitária", disse.
O secretário, que entregou o certificado de propriedade livre da brucelose e tuberculose ao produtor André Gerhardt, estava acompanhado do secretário-adjunto da Secretaria da Agricultura, Claudio Fioreze. Também estave presente à solenidade, além do prefeito do município, o coordenador do programa, Ardêmio Heineck.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade