Cinema do Alemão exibe primeira sessão aberta da animação Rio

Por Marcelle Colbert

O CineCarioca Nova Brasília, no Complexo do Alemão, apresentou nesta sexta-feira (25/3)a primeira sessão aberta do filme de animação 3D Rio. O longa-metragem - dirigido pelo carioca Carlos Saldanha, um dos criadores de A Era do Gelo - foi exibido para jovens estudantes e moradores da comunidade, um dos símbolos da bem-sucedida política de pacificação do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Em Rio, os espectadores acompanham as aventuras de Blu, uma arara azul macho que vive nos Estados Unidos e viaja até a Cidade Maravilhosa para encontrar Jewel, a última fêmea de sua espécie. A animação mostra a descoberta das raízes de Blu em um tour pelas praias cariocas, Pão de Açúcar e Vista Chinesa.

Sessenta crianças de quatro escolas municipais da região puderam conversar sobre Rio com o diretor Carlos Saldanha e os atores que dublam os protagonistas do filme, Jesse Eisenberg (Blu) e Anne Hathaway (Jade). Para Saldanha, realizar a sessão premier em uma comunidade resgatada pelo Estado é uma oportunidade única de mostrar um pouco a cultura da cidade a jovens carentes.

- Eu acho que deve ser uma honra para essas crianças ver a animação primeiro que todo o país. Tudo que é cultural precisa ser passado para as crianças da comunidade. As favelas fazem parte da cultura do Rio de Janeiro e também são mostradas no filme. Não tem como falar da cidade sem falar das comunidades, uma realidade que deve ser transformada. Os atores ficaram super animados de conhecer o Complexo do Alemão, mas já tinham visitado o Morro Santa Marta, em Botafogo - afirmou Carlos Saldanha.

Filme é uma declaração de amor à cidade

Para o prefeito Eduardo Paes, que também acompanhou o início da sessão no cinema da Nova Brasília, a animação é uma declaração de amor ao Rio de Janeiro, mostrando a cidade como ela é, com os cartões-postais e as comunidades. Paes ressaltou o momento de paz que vivem algumas favelas cariocas, com a chegada das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e de obras de melhorias de sua infraestrutura.

- Permitir com que essas crianças assistam a um filme como esse antes que todo mundo, em um cinema de qualidade e instalado em uma região que foi dominada pelo tráfico de drogas, é sensacional. É o exemplo do novo Rio, a cidade que Carlos Saldanha retrata tão bem - disse o prefeito.

A animação será exibida no cinema da comunidade em quatro sessões: às 11h, 13h, 15h e 17h.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços