Governo conclui obras de recuperação nos morros do Bumba e do Céu

Por Ascom Secretaria de Obras

O Governo do Estado concluiu as obras de recuperação e contenção nos morros do Bumba e do Céu, em Niterói. Modernas técnicas de impermeabilização, drenagem e contenção foram usadas para garantir, além da segurança e da estabilidade do solo, o melhoramento ambiental das duas áreas, que somam mais de 300 mil metros quadrados. A conclusão das intervenções também representa um importante passo para que o Rio de Janeiro corresponda às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina o fim dos lixões do país em no máximo quatro anos.

Os dois locais, onde durante anos toneladas de lixo foram depositadas a céu aberto sem preocupação com o meio ambiente, receberam camada de argila para impedir novas infiltrações e consequentemente novos deslizamentos. Além disso, foram utilizados dispositivos como escadas hidráulicas e colchões Reno (espécie de contenção de pedra fixada por uma grade) que garantem a contenção e estabilização do terreno. As intervenções nos morros do Bumba e do Céu, executadas pelas secretarias estaduais de Obras e Ambiente, começaram logo após a tragédia, ocorrida em abril do ano passado.

Os trabalhos também incluíram a retirada de 86 mil toneladas de escombros e lixo, implantação de sistema de drenagem de nascentes, de águas de chuva e chorume, que é enviado para a estação de tratamento da prefeitura, plantio de árvores e grama, além da demolição de 180 residências instaladas em áreas de risco. Também foram construídas uma praça e áreas de lazer, e instalada uma cerca para evitar ocupações futuras.

O Governo do Estado investiu R$ 35 milhões nas obras. No Morro do Bumba, o primeiro passo foi a análise do solo. Foram feitas 30 perfurações de sondagem. O foco do projeto foram a contenção e a estabilização do terreno, evitando que haja risco de novos deslizamentos. O Bumba também recebeu intervenções de drenagem e terraplenagem. As inclinações consideradas nos taludes, bem como as larguras das áreas planas, foram lançadas em conformidade com modelos matemáticos e normas técnicas de engenharia. O local recebeu camada de cobertura que visa à não-infiltração de líquidos, para que não haja aumento na geração de chorume pela decomposição do lixo remanescente.

Além disso, foi dimensionado e calculado um sistema de drenagem compatível com a área de influência. Os dispositivos usados no Bumba incluem escadas hidráulicas em concreto armado, colchões renos, canaletas para condução das águas, bem como uma série de caixas de passagens e tubulações enterradas. Todo o chorume coletado é enviado para a estação de tratamento da prefeitura de Niterói. No morro do Céu, a obra teve como principais objetivos a recuperação ambiental, drenagem, reparos no dique de contenção, retirada de gases poluentes, impermeabilização do solo e plantio de grama. Além disso, uma nova célula foi aberta para que a área pudesse receber, temporariamente, os resíduos de Niterói.

A preparação da célula emergencial, que recebe atualmente temporariamente cerca de 650 toneladas de resíduos por dia, incluiu a instalação de manta de polietileno de alta densidade (PEAD) e drenos para que o local ficasse seguro.O solo do fundo da nova célula foi trocado, e estes drenos instalados evitam o risco de nova contaminação no local. A região foi coberta com um selo de argila de um metro de espessura, para evitar que o chorume, líquido, altamente poluente, infiltre. Acima desta proteção, foi colocada ainda uma camada de manta de PEAD e, sobre ela, mais um selo de argila de meio metro de espessura para proteger o material. Sobre a manta, também foram colocados drenos verticais. Hoje, 100% do aterro controlado do Morro do Céu estão tratados e os acessos ao local já foram recuperados.

Para abrigar os moradores que perderam suas moradias durante a tragedia, o governo do estado está construindo 180 unidades habitacionais no bairro Viçoso Jardim, próximo ao Bumba, com conclusão prevista para junho próximo. Atualmente, as famílias estão recebendo aluguel social, com recursos do Estado. Além disso, ainda em abril do ano passado, o governo estadual entregou 93 apartamentos, localizados na Estrada Velha de Maricá, em Niterói, para desabrigados do Bumba. Foram investidos mais de R$ 4,6 milhões na compra das moradias, inseridas no programa Minha Casa, Minha Vida.

- As obras garantem a segurança e a recuperação ambiental da região. Em paralelo, estamos construindo moradias, que serão entregues. Com isso, os moradores de Niterói ganham uma obra de qualidade e a certeza de que os dias de tristeza ficaram no passado – afirmou o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços