Governo do Estado inicia dragagem no Arroio São Lourenço

A Superintendência e Portos e Hidrovias inicia, esta semana, a dragagem na foz do Arroio São Lourenço, em São Lourenço do Sul, em virtude de solicitação feita pelo vice-governador do Estado, Beto Grill, e pelo secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque. A informação foi divulgada pelo superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, nesta quinta-feira (24), após a publicação oficial do documento que autoriza a prestação do serviço nos próximos 30 dias.

A equipe de técnicos da SPH deslocou-se para o município a fim de dar início aos trabalhos. O Canal ficou obstruído após a enxurrada que ocorreu no começo do mês de março e deixou parte da população da cidade desabrigada. Segundo Vanderlan, a obra cumpre um pedido de urgência, feito por Grill e Albuquerque. "Houve uma mobilização de Governo, em solidariedade à situação daquela comunidade que foi muito prejudicada em razão das chuvas e alagamentos que provocaram sérios estragos tanto em residências, como nos canais de navegação daquela região", disse. Para que o trabalho pudesse ser executado, a SPH e prefeitura de São Lourenço firmaram um convênio.

Pelo documento assinado, a administração municipal fica responsável pelo licenciamento ambiental da dragagem e mais 30 mil litros de óleo combustível e, em contrapartida, a SPH realiza o levantamento batimétrico e retirada dos sedimentos que bloqueiam o canal pela dragagem.

Segundo o estudo feito pela SPH, deverão ser retirados do canal cerca de 25 mil metros cúbicos de resíduos que interferem na navegação das embarcações de pescadores. O superintendente destacou o fato de ser priorizado o desassoreamento e dragagem daquele ponto do arroio. "Havia uma preocupação de nossa parte com a situação enfrentada pela comunidade de São Lourenço do Sul. Vamos realizar a obra na maior brevidade possível", disse. Tão logo conseguirmos concluir este serviço, direcionaremos os equipamentos e pessoal para atuar na foz do Rio Gravataí, onde estão situados 26 Terminais de Uso Privado (TUPs), que precisam daquele ponto do rio em condições de navegação para carga e descarga de materiais", finalizou Vanderlan.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade