Governador entrega geladeiras do programa Eficiência Energética para famílias da região Sul de Campo Grande



| Boris Valerio Verbisck



foto Rachid Waqued

Campo Grande (MS) - O governador André Puccinelli entrega hoje (25), às 14h30, os benefícios do Programa Eficiência Energética para os moradores da região Sul de Campo Grande (Anhanduizinho). A entrega será no bairro Morada do Sol, mas o benefício atende aos moradores dos bairros Jardim das Hortências, Serradinho, Jardim Colorado, Jardim São Conrado, Tarcila do Amaral e Jardim Nova Jerusalém.

No total serão entregues 216 geladeiras e substituídas 2.478 lâmpadas. O programa também realiza a reforma das instalações elétricas das residências. Foram atendidas 354 residências. O programa é uma parceria entre o governo do Estado e a Enersul.

De acordo com a Enersul, uma geladeira antiga consome 120 quilowatts por hora/mês enquanto que um novo eletrodoméstico consome 16 quilowatts. Já uma lâmpada incandescente consome 100 watts enquanto que a fluorescente gasta 15 watts. No geral, há uma economia de até 50% nas contas de energia elétrica.

Para ser beneficiado pelo programa, o consumidor precisa estar classificado como de baixa renda, apresentar média de consumo de energia nos últimos três meses entre 80 e 220 quilowatts por hora, não ter débitos com a empresa e nem indícios de fraude na residência. As geladeiras condenadas pelos técnicos da Enersul são encaminhadas para a cidade de Paulínia, em São Paulo, onde passam por um processo de reciclagem, e parte de suas peças é reaproveitada.

Os investimentos feitos pela Enersul cumprem a determinação federal que obriga as empresas que vendem energia a destinar 0,5% de seu faturamento em programas de eficiência energética que beneficiem os consumidores. Em Mato Grosso do Sul, a Enersul conta com a parceria do governo do Estado.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços