Artigo: Centro Cultural Palacinho, por Sinara Sandri

O Palacete Santo Meneghetti é um patrimônio dos gaúchos. Construído, em 1926, para servir como residência de um madeireiro bem-sucedido, teve seu destino mudado ao ser adquirido pelo Governo do Estado. A partir de 1971, passou a servir como moradia e local de trabalho dos vice-governadores, associando-se definitivamente à história política do Estado e passando a ser carinhosamente conhecido como "Palacinho".

O prédio, projetado pelo italiano Armando Boni, é de grande beleza e provoca de imediato o desejo de oferecê-lo como espaço para convivência coletiva. Com o início do governo Tarso Genro e a adoção de políticas para revitalizar os equipamentos culturais e ampliar o acesso ao patrimônio público, foram retomadas as antigas iniciativas de destinar o Palacinho a atividades culturais.

Durante todo o ano de 2011, mantivemos uma programação cultural destinada a revelar o prédio, até então pouco conhecido, e abri-lo como espaço efetivamente público. Em paralelo, vários setores do governo foram chamados a opinar sobre o futuro do Palacinho. A síntese está materializada no decreto 9.524 que destina o Palacete Santo Meneghetti à instalação do Centro Cultural Palacinho - Fototeca do Rio Grande do Sul.

Neste novo horizonte, o desafio é dotar o Estado de uma estrutura capaz de organizar a memória visual dos gaúchos e fomentar a produção contemporânea. A medida está amplamente justificada, tendo em vista a importância da atividade fotográfica no Estado e o crescente interesse pela fotografia como ferramenta de inclusão social, suporte de memória e fonte de conhecimento para as futuras gerações.

Sinara Sandri, Chefe do Gabinete da 1ª Dama do Estado

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços