Como liderar profissionais que trabalham em casa


Trabalhar em casa deixou de ser tarefa exclusiva de mães que cuidam dos filhos. O mercado de trabalho atual permite que profissionais – homens e mulheres – tenham uma profissão formal e reconhecida, sem precisar bater cartão na sede da empresa diariamente.
É o modelo conhecido como home office que, em tradução livre significa “escritório em casa”. O método exige que gestores e empresas encontrem maneiras atualizadas de gerir suas equipes à distância.
Algumas ações ajudam a manter – e até melhorar – a produtividade dos colaboradores que realizam suas funções fora das dependências da companhia. Confira a matéria e alcance ótimos resultados.

Definir metas e objetivos
Estabelecer metas para cada colaborador ajuda a avaliar o desempenho do profissional que, por sua vez, vai saber quais atividades são prioridades. É importante que essas metas sejam quantitativas, sempre específicas e tangíveis. Trabalhar em casa sem ter objetivos claros é ruim para todos da empresa.

Planejar ações
Quando profissionais trabalham remotamente é preciso evitar contratempos ao máximo. Caso aconteça alguma emergência, a equipe vai estar dispersa e será mais difícil interromper o time com a mesma facilidade para resolver o problema. Por isso, o gestor deve se organizar de forma que o trabalho tenha a maior assertividade possível.

Realizar encontros periódicos
Ter encontros regulares para avaliar os resultados produzidos nos home offices ameniza a ansiedade do líder e a distância do funcionário. Especialistas sugerem que as reuniões aconteçam de acordo com o negócio e a dinâmica da companhia. Vale começar com conversas semanais de duas ou três horas, inclusive por meio de tecnologias como o Skype. Para encontros presenciais, deve-se reservar um dia inteiro a cada – no máximo – 60 dias. Caso contrário, corre-se o risco de perder o controle.

Exigir trabalhos com qualidade
Definir parâmetros sobre como deve ficar o resultado final – assim como estabelecer prazos – contribui para o profissional trabalhar dentro de alguns limites. No entanto, não se deve confundir o resultado com o método utilizado para atingi-lo. É possível alcançar o mesmo efeito usando métodos diferentes.

Ser um líder coach
Técnicas de coaching – como feedback efetivos, definição de objetivos e cobranças construtivas – ajudam os líderes a orientar funcionários que atuam em home offices. O resultado é a garantia de um trabalho desenvolvido com qualidade e eficácia.

Não ser disciplinador
Estar no escritório da empresa não é sinônimo de trabalho. Não se preocupe caso o profissional esteja em casa dormindo pois, certamente, o comportamento vai refletir nos resultados. Caso aconteça o oposto e a pessoa finalize o trabalho de uma semana em apenas alguns dias, o mérito é dela. Não existe problema algum em passar o resto do tempo livre. Uma forma de encorajar o profissional a assumir metas com mais rapidez é criar programas com recompensas financeiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços