Apucarana ganha mais 10 equipes da Estratégia Saúde da Família

O governo federal, através do Ministério da Saúde, autorizou na última sexta-feira (24) a implantação de mais 10 equipes para a Estratégia Saúde da Família (ESF) no município de Apucarana. A notícia foi recebida como mais uma conquista na área da saúde da cidade, que passa a contar com 48 equipes de ESF.
“Essa nova condição irá melhorar a qualidade da assistência prestada por esses profissionais a população, já que cada equipe contará com um número menor de pessoas para atender”, pondera o prefeito Beto Preto. Portaria do Ministério da Saúde de outubro de 2013 estabeleceu que cada equipe da ESF deve ser responsável por uma população de 2,5 mil a 3 mil pessoas. São mil pessoas a menos do parâmetro de 3,5 mil a 4 mil pessoas que vinha sendo praticado.
O secretário da Saúde, Roberto Kaneta prevê um prazo em torno de 60 dias para as 10 novas equipes iniciarem seu atendimento em campo, já que será necessária a contratação de técnicos de enfermagem, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. “O quadro de médicos não necessitará ser incrementado, pois as equipes serão compostas pelos profissionais que a cidade recebeu dentro do Programa Mais Médicos, que já prestam serviço à comunidade apucaranense”, explicou Kaneta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços