Estudo feito em laboratório da Fundação Catarinense de Cultura é selecionado para encontro nacional

A Fundação Catarinense de Cultura, por meio do Ateliê de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis, participará do XXI Encontro de Química da Região Sul nos dias 11 a 13 de novembro, em Maringá (PR). O trabalho a ser apresentado é a obra “Primeira Missa no Brasil” pertencente ao Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis, e de autoria do discípulo e contemporâneo de Victor Meirelles, Sebastião Vieira Fernandes.
O trabalho selecionado “Química Aplicada ao Patrimônio Cultural: o caso da réplica da obra Primeira Missa no Brasil de autoria do discípulo de Victor Meirelles” foi todo desenvolvido no Laboratório de Materiais da FCC. O autor é o químico, Thiago Guimarães Costa.

De acordo com o químico, atual coordenador do Atecor, “foi possível observar que os pigmentos encontrados coincidem com os da obra original, podendo ser os mesmos utilizados por Victor Meirelles, a pintura é feita em uma camada única, fina e integra com algumas intervenções pontuais identificadas”.
O Atecor funciona no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A Fundação Catarinense de Cultura é uma das únicas instituições do Estado que possui um laboratório de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, estando este subordinado à Gerência de Patrimônio Cultural da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços