Professores exploram música e movimento com crianças pequenas


principal
Diretoras e pedagogas dos Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba (CMEIs) e dos Centros de Educação Infantil (CEIs) conveniados estão participando de uma formação sobre as diferentes linguagens usadas pelas crianças pequenas. O objetivo é incentivar o profissional da educação infantil a explorar essa diversidade e ampliar o uso da música e do movimento nas práticas diárias para o bom desenvolvimento dos meninos e meninas. A capacitação acontece no Teatro Guairinha, com sessões para os profissionais nesta terça-feira (28) e quarta-feira (29).
A formação inicia como espetáculo Villa das Crianças, um concerto de música clássica, em homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos, apresentado pelo Quarteto Pantalla e artista plástica Kátia Horn. No palco os artistas dramatizam pequenas histórias e apresentam melodias, ritmos e variações harmônicas expressas nos arranjos. Em seguida, uma palestra com o produtor cultural, educador, músico e pesquisado Nélio Spréia enfatiza as ações lúdicas na produção de significados na infância.
A partir de recortes do espetáculo, Spréia aborda com os profissionais exemplos possíveis de evidenciar a expressão lúdica e formação cultural da criança. “A intenção é prepararmos os profissionais para que tenham um olhar diferenciado para os CDS do espetáculo que serão encaminhados para todos os CMEIs e CEIs para trabalhar entre as crianças pequenas canções do cancioneiro tradicional infantil”, disse a secretária municipal da educação, Roberlayne Borges Roballo.
O CD Villa das Crianças foi produzido por meio da Lei de Incentivo e a distribuição do material nas unidades de educação infantil atende a contrapartida do projeto.  “Unimos a formação dos profissionais a entrega dos CDs para potencializar o trabalho que pode ser feito com as crianças. A intenção é que cada participante seja um multiplicador em sua unidade e que assim como as crianças explorem este material com curiosidade, reflexão, investigação e novos olhares para a exploração das múltiplas linguagens infantis”, disse a diretora do departamento de educação infantil da Secretaria Municipal da Educação, Maria da Glória Gabeb.
Apresentações musicais
Um grupo de 1.535 crianças de turmas de pré dos CMEIs também assistirá ao espetáculo Villa das Crianças em sessões que acontecerão nos dias 31 de outubro, 4 e 5 de novembro. Depois disso, os CDs distribuídos nas unidades deverão ser explorados em novas atividades desenvolvidas pelas educadoras. Nos CMEIs onde o trabalho com música já norteia as práticas pedagógicas o CD e a capacitação foram recebidos com satisfação. “Desenvolvemos ações variadas para que nossas crianças tenham acesso apresentações musicais e este material enriquecerá ainda mais o que temos feito”, disse a diretora do CMEI Professora Teruko Beltrão, LilianeVarlescki.
As práticas musicais na educação infantil da rede municipal de ensino são planejadas para que as crianças experimentem, explorem, descubram possibilidades sonoras. São ações para que os meninos e meninas possam improvisar musicalmente com instrumentos e objetos sonoros. A exploração pode ser individual ou na coletividade, o que importa é desenvolver o interesse pela música nos pequenos.
Um dos projetos para a construção dos conhecimentos em música é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). É o Projeto Músico da Família ao Vivo que leva música para dentro dos CMEIs, a partir do envolvimento dos familiares. Pais que cantam ou tocam instrumentos são convidados para apresentações com as crianças.
O resultado são momentos encantadores com as crianças cantando, dançando e interagindo com instrumentos musicais. São 27 unidades inseridas no projeto e que participam de encontros mensais de formação. Por meio do projeto, a música tem sido levada cada vez mais para dentro dos CMEIs e ajudado a explorar as linguagens de canto e movimento com as crianças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços