Boletim das Emergências na Grande Florianópolis

A Secretaria de Estado da Saúde informa, a seguir, a situação das emergências dos hospitais Celso Ramos, Florianópolis, Regional de São José e Instituto de Cardiologia, nesta quarta-feira, 29.
A emergência do Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, atendia 29 pessoas até o fim da manhã desta quarta. A situação é de normalidade na unidade de saúde. Segundo informações da instituição, havia quatro pacientes em estado grave. Nas últimas 24 horas, o Celso Ramos recebeu, na emergência, 423 pessoas. Deste total, 193 casos são do setor de ortopedia que, em geral, envolve pessoas que sofreram acidentes de trânsito.
O Hospital Florianópolis estava atendendo, às 12h, sete pacientes; 15 pessoas aguardavam atendimento no saguão. Segundo informações da direção, dois pacientes estão internados na emergência geral. A situação é de normalidade. Nas últimas 24 horas, o Florianópolis, que é referência em ortopedia, atendeu 108 pacientes na emergência ortopédica. Na geral foram socorridas 303 pessoas, e no setor pediátrico foram atendidas 108 crianças nas últimas 24 horas.
O Instituto de Cardiologia estava atendendo, até as 14h desta quarta, 9 pacientes na emergência. Havia uma pessoa aguardando consulta. Segundo informações da direção, 41 pacientes estão internados na emergência (8 no semi-intensivo; ninguém na reanimação; 12 no repouso; e outros 21 na medicação). Até o início da tarde, havia 84 pessoas nas unidades de internação e outras 9 na ala coronária. Nas últimas 24h, o ICSC atendeu 45 pessoas na emergência e fez 19 novas internações. Há 125 pacientes internados no hospital.
No Hospital Regional de São José havia, na emergência geral, 70 pacientes internados até o início da tarde desta quarta. A situação é de normalidade. O atendimento é feito de acordo com a gravidade dos casos, a partir da classificação de risco que é feita com cada paciente que chega. Nas últimas 24 horas, de acordo com as informações da direção, houve 459 atendimentos em emergência (envolvendo geral, oftalmológica e obstétrica). Na pediátrica, 173 crianças foram atendidas. O quadro gera é de 324 pacientes internados.
No Regional, cerca de 80% dos casos que chegam à emergência são ambulatoriais, ou seja, situações que podem ser resolvidas nos postos de saúde. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde orienta a população a primeiro procurar os centros de saúde dos seus municípios. Os postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão aptos a atender situações de urgência, quando a pessoa não corre riscos. São casos, por exemplo, de febre e dores generalizadas. Os casos mais graves serão encaminhados para os hospitais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade