Virada Cultural Paraná terá ação de educação no trânsito com bonecos gigantes
Os eventos acontecerão em Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Paranavaí, Toledo, São José dos Pinhais e Umuarama. Cada município programou atividades especiais para a Semana, como blitz educativa, pedaladas, palestras, peças teatrais, mesas-redondas, entre outras.
TEATRO DE BONECOS – Personagens famosos das histórias infantis aparecem repaginados durante a Semana de Arte-Educação para contar suas aventuras adaptadas à realidade do trânsito nas cidades.
Em forma de bonecos gigantes, Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, A Bela e a Fera e A Pequena Sereia entram em cena para ensinar a importância de se respeitar às leis de trânsito.
O projeto é realizado pela Cia dos Ventos, especializada em ações teatrais com bonecos gigantes, e está sendo desenvolvido em etapas.
Primeiro foram selecionadas as equipes que participariam das montagens em cada cidade. Depois, essas equipes passaram por workshops de interpretação. Nesta semana, com a chegada dos bonecos e cenários em cada município, começaram as oficinas de manipulação dos bonecos. Os ensaios finais acontecem na semana que antecede o início da Virada.
As apresentações serão diárias durante a toda a Semana em cada uma das cidades-sede. Os locais e horários variam para que o espetáculo atinja o maior número de pessoas possível. Escolas e colégios municipais e estaduais recebem a montagem, assim como centros de convivência, praças, parques e outros espaços públicos. Após as apresentações, os Bonecos serão doados para os municípios, para que possam ser utilizados em outras atividades.
A programação completa da Semana de Arte-Educação pode ser conferida no site www.cultura.pr.gov.br.
CULTURA E ORIENTAÇÃO – A Semana de Arte-Educação foi realizada pela primeira vez em 2013, fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). O resultado foi tão positivo que se repete em 2014. A Virada Paraná conta ainda com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc-PR), Serviço Social da Indústria (Sesi-PR), TV éParaná, Sanepar e prefeituras.
Comentários
Postar um comentário