Cooperativa da Fundação Catarinense de Educação Especial promove oficinas com jovens e adultos com deficiência

Os aprendizes da Oficina de Plantas e Flores Ornamentais da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) celebram neste final de outubro a comercialização dos primeiros frutos do trabalho iniciado em maio. Alface, couve, pimenta vermelha, chás e ervas medicinais são alguns dos alimentos já disponíveis para venda ao público.


Foto: FCEE / Divulgação

>>> Imagens para download na galeria

A oficina integra o projeto-piloto Cooperativa Social de Produção e Serviços, que tem como objetivo a inserção social de pessoas com deficiência mental, múltipla e/ou transtorno global do desenvolvimento que, por não se encontrarem momentaneamente em condições de competir no mercado de trabalho formal, exercem o direito ao trabalho de forma independente e dentro do conceito de trabalho protegido
O projeto-piloto começou em maio, sob coordenação do Centro de Educação e Trabalho (CENET) da FCEE em parceria com a Associação de Pais e Educandos da Fundação Catarinense de Educação Especial. Ele envolve mais de 80 aprendizes com idades entre 18 e 65 anos, auxiliados por oito profissionais, entre técnicos e professores.
O projeto é dividido em oficinas de qualificação profissional que oferecem produtos e serviços ao público, tais como limpeza e conservação de veículos e gastronomia. Mas o grande destaque do projeto é a Oficina de Cultivo de Flores e Plantas Ornamentais, a qual celebra neste mês os resultados positivos do trabalho de plantio, comercialização de mudas e, ainda, produção de adubo orgânico de húmus de minhoca.
Uma das bases do sucesso desta iniciativa está no trabalho de minhocultura e produção de húmus, coordenado pelo técnico Luiz Carlos Vaz, especialista na área, que possibilitou a produção do adubo orgânico que está fomentando o plantio das plantas e flores. De maio a outubro deste ano, as composteiras com minhocas renderam mais de 100 quilos de húmus.

“O objetivo é comercializamos o húmus, mas por enquanto estamos utilizando toda a produção na horta e também para a manutenção dos jardins de todo o campus da FCEE”, explica a engenheira agrônoma Ivete Mazzucco Goetz, instrutora da Oficina de Plantas e Flores Ornamentais. Ela adianta que já estão em preparação, para serem comercializados em breve, sacos com húmus de minhoca, que terão inclusive instruções de uso.
As atividades da oficina são acompanhadas e orientadas por professores de educação especial e engenheiros agrônomos. Sob regime de cooperativa, os 19 jovens e adultos com deficiência trabalham em uma área de 500 metros quadrados dentro do campus da FCEE, em São José (SC), onde possuem espaço adequado para cultivo de plantas, com duas estufas, uma composteira e quatro tanques para minhocário.
A FCEE, por meio do CENET, é responsável por disponibilizar o espaço físico e o suporte técnico para o desenvolvimento das atividades da Cooperativa Social, enquanto a Associação de Pais e Educandos assume a comercialização da produção e dos serviços prestados, sendo que os recursos obtidos são direcionados à manutenção, à ampliação das atividades e à gratificação dos cooperados.
Dentre os produtos disponíveis para venda estão alface, couve, e outras hortaliças além de chás e temperos, como manjericão, capim-limão, boldo e outros.

Mais informações sobre a venda e disponibilidade dos produtos podem obtidas na secretaria do CENET, através do telefone (48) 3381-1634.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços