Trabalho entrega 112 certificados de curso de eletricista



Foto: Wilson Cardoso/Divulgação PMPA
Grupo recebeu certificados de Eletricista e Instalador Predial e NR10 Grupo recebeu certificados de Eletricista e Instalador Predial e NR10
Na noite desta quarta-feira, 26, foi realizada a cerimônia de formatura do curso de Eletricista e Instalador Predial e NR10, norma regulamentadora que integra o Plano Setorial de Qualificação 2013. O evento, presidido pelo secretário do Trabalho e Emprego, Pompeo de Mattos, ocorreu às 19h, no auditório da Secretaria Municipal de Administração (SMA).
Na oportunidade, o secretário lembrou aos 112 formandos que a iniciativa da oferta gratuita da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da SMTE, contou com a parceria da Cooperativa Interdisciplinar dos Profissionais da Área Social Ltda (Coopas). O curso foi executado em convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
João Paulo dos Santos Silva, 48 anos de idade, que já foi motorista de transporte coletivo e que há 10 anos vinha trabalhando na área da eletricidade como autônomo, não escondia sua euforia com o diploma. “Foi uma grande oportunidade e sou muito grato”, afirmou. Com a mesma alegria, o jovem de 25 anos Joede Luiz Oliveira, que até agora só trabalhou em obra, mostrava seu certificado com a afirmação de que terá um trabalho. “Vai dar até para casar”, brinca.
O setor da Construção Civil de Porto Alegre necessita de muitos profissionais em razão das obras de infraestrutura, e serviços de manutenção e reforma. Segundo dados do Sinduscon-RS, em setembro, o salário médio dos profissionais de eletricidade subiu, nos últimos 12 meses, cerca de 10% em função da escassez de mão de obra qualificada.

Na ocasião também foram certificados os formandos do PLANTEQ – Plano Territorial de Qualificação que não puderam receber os certificados por motivo da greve do transporte coltivo, nos cursos de Padeiro, Cuidador de Idosos, Cozinheiro e Maquiagem e Depilação.

NR10 - A NR10, que trata da segurança do trabalho aos profissionais do ramo de instalações elétricas, define que só podem exercer atividades no ramo os trabalhadores qualificados e os profissionais habilitados, após o treinamento obrigatório.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços