Gaseificação do carvão deve representar salto tecnológico do Estado


Foto destaque
  • Representantes do Grupo Vamtec reunem-se na Seinfra
Durante reunião para conhecer os planos do Grupo Vamtec voltados à gaseificação do carvão mineral de Candiota, nesta quarta-feira (26), o titular da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul, João Victor Domingues, destacou os benefícios do aproveitamento sustentável do minério para o Estado.

Conforme o secretário, o Rio Grande do Sul sempre se manteve voltado a novas alternativas de aproveitamento para o carvão, mantendo o foco nos reflexos econômicos e sociais das regiões produtoras e nos desafios energéticos do País. "A gaseificação surge como possibilidade para um salto tecnológico que impulsione significativamente a utilização de uma de nossas maiores riquezas", apontou.

Os planos da Vamtec, apresentados pelo engenheiro José Paulo Milan Amaro durante o encontro, prevêem a produção de gás de síntese em uma planta instalada próxima à mina da Companhia Riograndense de Mineração (CRM). O carvão é 99% transformado no gás de síntese que oferece a possibilidade de ser direcionado à produção de metanol, gás natural e amônia para fertilizantes, além de energia elétrica.

Segundo o presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Ivan De Pellegrin, a empresa apontada como parceira do Estado poderá contar com financiamentos do Banco de Desenvolvimento da China (CDB). "O protocolo firmado no final de 2013 entre a Seinfra, o Badesul e o China Development Bank (CDB), visa desenvolver projetos conjuntos de infraestrutura no Estado e está sendo estruturado para facilitar a atração de investimentos tecnológicos ao RS", garantiu.

O presidente da CRM, Elifas Simas, ressaltou que um ponto fundamental para futuros empreendimentos de gaseificação com apoio do Governo do Estado é o comprometimento com a utilização do carvão extraído pela CRM.

Texto: Leonardo Nunes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços