Crianças se preparam para “Carnaval contra a Dengue”


Estudantes farão passeata para conscientizar sobre o perigo da dengue; no mesmo dia terá outra ação de alerta no calçadão

Crianças da Legião da Boa Vontade (LBV), atendidas pelo Centro Comunitário de Assistência Social vão participar do “Carnaval contra a Dengue”. Alunos do quarto e quinto anos do ensino fundamental da Escola Municipal Hosken de Novaes estão entre os que vão integrar a ação, que acontece amanhã (28), às 8h30, no Jardim Bandeirantes. A promoção é do Conselho Local de Saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Jardim Bandeirantes em parceria com o Setor de Endemias da Secretaria  Municipal de Saúde.  Objetivo da ação é chamar a atenção e conscientizar a comunidade para os riscos da doença, que registra 81 casos em Londrina este ano de acordo com o boletim semanal divulgado pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria da Saúde.

A agente de endemias da equipe de Educação em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde, Mônica Morare, informou que hoje (27) durante toda a manhã, os alunos confeccionaram mosquitos da dengue gigantes, em papel, como forma de representação da ameaça que o vetor Aedes Aegypti pode representar à comunidade. Ela explicou que as crianças farão uma caminhada, que se começa na praça da Paróquia Santo Antônio, rua Serra dos Pirineus, e seguirão para a rua Serra da Graciosa e avenida Serra da Esperança. A guarda municipal estará presente durante todo evento.

O objetivo da ação é chamar a atenção e alertar a comunidade para os riscos da doença.  Ela informou que, durante a confecção dos mosquitos gigantes, os alunos conversaram e receberam informações sobre a doença e que, no ano passado, participaram de palestras e assistiram a filmes sobre a larva e o mosquito Aedes Aegypti.

Conscientização no calçadão

Também no dia 28, equipe de educadores de bairros da Secretaria da Saúde estarão no calçadão, das 8h30 às 13h, promovendo ação com mesmo sentido. Eles ficarão em barraca montada e vão dispor de maquete para demonstração do que é certo e errado na hora de se prevenir contra o aparecimento do mosquito e evitar criadouros e também vão demonstrar o ciclo evolutivo da doença. Serão distribuídos  panfletos e farão a campanha de boca em boca.

A coordenadora da equipe de Educação em Saúde da Secretaria de Saúde, Roseli Rodrigues Bez, destacou que a equipe também vai dispor de uma urna mortuária para mostrar que a dengue mata. Ela disse ainda que uma pessoa da equipe estará maquiada para demonstrar os sintomas aparentes da dengue hemorrágica, como sangramento nasal, manchas avermelhadas pelo corpo, equimose – mancha azulada na pele, além de outros, como sangramento nos olhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade