Pescadores de Mostardas e Tavares recebem equipamentos de pesca


Foto destaque
  • RS Pesca e Aquicultura garantiu equipamentos para 18 famílias de pescadores
Quatorze famílias de pescadores profissionais artesanais de Mostardas e quatro de Tavares receberam freezers, balanças eletrônicas e caixas isotérmicas em uma solenidade promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e pela Emater/RS-Ascar. A entrega aconteceu na quarta-feira (26), em Mostardas.

Os equipamentos foram adquiridos através do Programa de Apoio à Comercialização de Pescado - RS Pesca e Aquicultura, com recursos do Fundo Estadual de Apoio aos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). Os projetos foram elaborados pela Emater/RS-Ascar, que presta assistência técnica às famílias desde 2000.

O agrônomo da Emater/RS-Ascar em Mostardas, Gustavo Chaves Alves, explica que os projetos foram encaminhados em 2013 e representam um investimento de mais de R$ 50 mil. Ele salienta que, das 18 famílias beneficiadas, quatro receberão outros R$ 40 mil para investimento em equipamentos de geração de energia solar, por não disporem de energia elétrica em suas residências. "A vida destes pescadores vai melhorar, assim como a qualidade e a conservação do pescado que é comercializado", avalia Alves. "Parei de pescar porque não tinha onde colocar o peixe para conservar", comenta a pescadora Rosa Vieira, frisando que "os equipamentos chegaram em boa hora".

A solenidade contou com a presença do supervisor da Emater/RS-Ascar, Fábio Martins Costa, do chefe do escritório local da instituição, Matias Felipe Kraemer, do coordenador regional da SDR, Rodrigo Sasso, do diretor do Departamento de Pesca, Quilombolas e Indígenas (DPAQUI/SDR), Valdomiro Bosa, do prefeito de Mostardas, Alexandre Dorneles Lopes, e de seu vice, José Manuel da Costa Araújo, do secretário municipal de Agricultura, Adelino Bitencourtt Silveira, do representante do Movimento dos Pescadores Profissionais Artesanais (MPPA), Valdomiro Hoffmann, além de vereadores, autoridades locais e pescadores.
Texto: Assessoria Emater/RS-Ascar
Foto: Carine Massierer

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços