Brasília é eleita sede do Fórum Mundial da Água



Escolhida pelo Conselho Mundial da água (WWC, na sigla em inglês), Brasília será sede do maior evento mundial sobre recursos hídricos, o Fórum Mundial da Água de 2018. A capital brasileira venceu  a cidade dinamarquesa de Copenhague na 51ª Reunião dos Governadores da instituição, nesta quarta-feira, 26, em Gyeongju, Coréia do Sul.
Segundo avaliação do Comitê da WWC, Brasília tem a infraestrutura necessária para receber o evento. A proposta brasileira, coordenada pela Agência Nacional de Águas (ANA), com o apoio do Governo do Distrito Federal contou com esforço conjunto do Governo Federal e das diversas instituições que compõem a Seção Brasil do Conselho Mundial da Água. A candidatura brasileira apresentou o tema “Compartilhando Água” e integrou os temas discutidos nas edições anteriores do evento, dando continuidade à discussões já realizadas sobre os desafios do setor de recursos hídricos.
O Fórum que é realizado a cada três anos tem como objetivo destacar o tema recursos hídricos na pauta global, reunindo públicos diversos como: organizações internacionais, políticos, representantes da sociedade civil, cientistas, usuários de água e profissionais do setor de recursos hídricos. O Fórum possibilita que os tomadores de decisão e usuários destes recursos encontrem juntos soluções para as questões mundiais da água.
Histórico (fonte Agência Nacional de Águas - ANA)
Desde 1997, o Conselho Mundial da Água vem realizando o Fórum Mundial da Água. A primeira edição aconteceu em Marrakesh, Marrocos, com o tema “Visão sobre a Água, Vida e Meio Ambiente no Século XXI”. Em 2000, a cidade de Haia, Holanda, sediou o evento com a temática “Da Visão à Ação”. Três anos depois, o Fórum foi para o Japão. Nas cidades de Kyoto, Shiga e Osaka, o tema foi “Um Fórum com uma Diferença”. Na ocasião, os debates consideraram as metas estabelecidas pela Cúpula do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em 2006, o maior evento do mundo sobre recursos hídricos aconteceu na Cidade do México norteado pelo tema “Ações Locais para o Desafio Global”. Depois de passar pela África, Europa, Ásia e América, o Fórum Mundial da Água de 2009 foi realizado numa cidade ao mesmo tempo europeia e asiática: Istambul, Turquia. Nela o assunto que norteou as discussões foi “Superar Divergências sobre a Água”.
Na última edição, em 2012, a cidade onde fica a sede do WWC também sediou o Fórum: Marselha, França. Na ocasião, o tema escolhido foi “Soluções para Água”. O próximo evento acontecerá em duas cidades da Coreia do Sul, Daegu e Gyeongbuk, entre 12 e 17 de abril de 2015. Para esta edição, a temática dos debates será “Água para nosso Futuro”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços