Porto de Imbituba inicia obras de dragagem de aprofundamento
Redação TN/ Ascom SEP -
Foi assinado ontem (27) em
Florianópolis, o contrato que autoriza o início das obras de dragagem de
aprofundamento do Porto de Imbituba, localizado no centro sul do
litoral de Santa Catarina. A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o
ministro-chefe da Secretaria de Portos, Antonio Henrique Silveira, que
cumpriram agenda no Estado durante todo dia, participaram da solenidade.
Com
o aprofundamento, o canal do Porto de Imbituba passará a ter 15 metros,
podendo receber navios super-post-panamax, que transportam até 6.500
conteineres, conforme explicou o ministro Antonio Henrique Silveira.
Os
investimentos são de R$ 36 milhões, dos quais R$ 33 milhões oriundos do
Plano Nacional de Dragagem, que integra o Plano de Aceleração do
Crescimento (PAC) do Governo Federal, e outros R$ 3 milhões de
contrapartida do Estado. As obras terão início em dezembro, com previsão
de término em seis meses.
Num
breve discurso, o ministro dos Portos disse ser importante dotar o
sistema portuário de uma infraestrutura de acesso. “Um porto sem acesso
não é nada”, afirmou. Destacou que o Governo Federal desenvolve uma
série de ações no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e
do Programa de Investimentos e Logística (PIL-Portos) para acessos
terrestres, além de iniciativas da Secretaria de Portos no que se refere
aos acessos marítimos.
Silveira
informou que o contrato assinado nesta quarta-feira é um dos últimos
relacionados ao Programa de Dragagem de Aprofundamento, iniciado em
2007. “A partir de agora, teremos uma nova fase que são os contratos
prolongados para manutenção”, finalizou.
A
presidenta Dilma Rousseff destacou que tanto o Porto de São Francisco
do Sul, que hoje inaugurou a ampliação do berço 201, quanto o Porto de
Imbituba são importantes para a economia brasileira do ponto de vista
estratégico.
No
Porto de Imbituba serão realizadas as seguintes intervenções: Serão
realizadas as seguintes ações: ampliação do canal de acesso do porto,
que passa de 16 metros para 17 metros; ampliação da bacia de evolução de
2,5 metros para 15,5 metros; ampliação dos berços 1 e 2 de 12,5 metros
para 15 metros; e ampliação do berço 3 de 10,8 metros para 12 metros.
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