Porto de Imbituba inicia obras de dragagem de aprofundamento
Redação TN/ Ascom SEP -
Foi assinado ontem (27) em 
Florianópolis, o contrato que autoriza o início das obras de dragagem de
 aprofundamento do Porto de Imbituba, localizado no centro sul do 
litoral de Santa Catarina. A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o
 ministro-chefe da Secretaria de Portos, Antonio Henrique Silveira, que 
cumpriram agenda no Estado durante todo dia, participaram da solenidade.
Com
 o aprofundamento, o canal do Porto de Imbituba passará a ter 15 metros,
 podendo receber navios super-post-panamax, que transportam até 6.500 
conteineres, conforme explicou o ministro Antonio Henrique Silveira.
Os
 investimentos são de R$ 36 milhões, dos quais R$ 33 milhões oriundos do
 Plano Nacional de Dragagem, que integra o Plano de Aceleração do 
Crescimento (PAC) do Governo Federal, e outros R$ 3 milhões de 
contrapartida do Estado. As obras terão início em dezembro, com previsão
 de término em seis meses.
Num
 breve discurso, o ministro dos Portos disse ser importante dotar o 
sistema portuário de uma infraestrutura de acesso. “Um porto sem acesso 
não é nada”, afirmou.  Destacou que o Governo Federal desenvolve uma 
série de ações no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e
 do Programa de Investimentos e Logística (PIL-Portos) para acessos 
terrestres, além de iniciativas da Secretaria de Portos no que se refere
 aos acessos marítimos.
Silveira
 informou que o contrato assinado nesta quarta-feira é um dos últimos 
relacionados ao Programa de Dragagem de Aprofundamento, iniciado em 
2007.  “A partir de agora, teremos uma nova fase que são os contratos 
prolongados para manutenção”,  finalizou.
A
 presidenta Dilma Rousseff destacou que tanto o Porto de São Francisco 
do Sul, que hoje inaugurou a ampliação do berço 201, quanto o Porto de 
Imbituba são importantes para a economia brasileira do ponto de vista 
estratégico. 
No
 Porto de Imbituba serão realizadas as seguintes intervenções: Serão 
realizadas as seguintes ações: ampliação do canal de acesso do porto, 
que passa de 16 metros para 17 metros; ampliação da bacia de evolução de
 2,5 metros para 15,5 metros; ampliação dos berços 1 e 2 de 12,5 metros 
para 15 metros; e ampliação do berço 3 de 10,8 metros para 12 metros.
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