Ministro dos Portos inaugura terminal da BTP


A Tribuna -

O ministro dos Portos, Antônio Henrique Silveira,  esteve na manhã desta quinta-feira em Santos e participou  da cerimônia de inauguração oficial da BTP.  Apesar da cerimônia de inauguração da Brasil Terminal Portuário ter sido nesta quinta-feira, as operações foram iniciadas no último dia 14 de agosto, recebendo navios da armadora italiana MSC. 


O terminal concluiu a primeira fase de obras e está preparado para operar até 1,2 milhão de TEUs por ano. No entanto, a dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao porto santista - para 15 metros de profundidade - ainda não foi homologada, o que ocasiona uma "restrição significativa" na capacidade de operação, nas palavras do diretor-presidente BTP Henry Robinson. Há, até, suspeitas de que o serviço de dragagem não aprofundou o canal de navegação nos níveis anunciados. O comandante da empresa, entretanto, evitou críticas e elogiou o trabalho da Secretaria de Portos, classificando o Governo Federal como um "grande parceiro" para viabilizar a construção do complexo multiuso.
 

A dragagem é fundamental para que a BTP e os demais terminais instalados no Porto de Santos possam receber os grandes navios da nova geração que está sendo empregada na costa brasileira, com capacidade superior a 9 mil TEUs. "Estamos apelando junto ao ministro dos Portos pela rápida homologação da Dragagem pela Marinha. Esperamos que aconteça até o final do ano. A tendência mundial é que o tamanho dos navios cresçam, gerando economia de escala no transporte marítimo".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade