Lideranças latino-americanas trocam experiências de gestão em Porto alegre


Ireno Jardim Matr:5963

mais fotos
O prefeito Jairo Jorge entregou a medalha Célio de Castro ao ex-vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o prefeito de São José dos Campos Eduardo Cury, por volta das 21h da quinta-feira (27). A homenagem, dedicada também a outros cinco outros gestores públicos brasileiros, foi realizada no Museu Joaquim Felizardo, de Porto Alegre, durante a solenidade de abertura da 18º Cúpula da Rede Mercocidades e 64º Reunião Geral da FNP - que se encerra nesta sexta-feira.
Além de ser uma das quatro cidades brasileiras a integrar o Conselho Executivo da Rede Mercocidade, Canoas participa do evento como município sub-coordenador das Unidades Temáticas de Segurança e Educação.
O prefeito de Porto Alegre, Jose Fortunati, deu as boas vindas aos participantes e destacou o papel do encontro para a construção de uma política municipalista e emancipatória. "Não basta afirmar que o cidadão mora na cidade, cada vez mais temos que olhar a vida concreta do cidadão pensando na qualidade de sua vida, de modo a oferecer dignidade, inclusão e aporte muito grande as áreas políticas públicas mais necessárias", considera o anfitrião. Durante a cerimônia, os participantes assistiram vídeos sobre os respectivos colegiados.
A gestora da cidade argentina de Quilmes, Lucrecia Monteagudo, representando secretário executivo de Mercocidades e prefeito daquela cidade, Francisco Gutiérrez, destacou a necessidade da construção de uma culutra de integração nacional. "Antes, se dizia aqui que um outro sonho era possível. Agora, estamos convencidos, não somente que o sonho coletivo é possível, como é este é um sonho necessário", resume.
Canoas no evento
Além de ser uma das quatro cidades brasileiras a integrar o Conselho Executivo da Rede Mercocidade, Canoas participa do evento como município sub-coordenador das Unidades Temáticas de Segurança e Educação.
Participam do evento gestores públicos de governos municipais, estaduais e federais de todas as regiões brasileiras, além de representações da Argentina, Uruguai, Chile e França. Também prestigiaram a solenidade vereadores, empresários, representantes da sociedade civil e servidores públicos dos países integrados ao evento.

Protagonismo
Ainda durante a manhã desta quarta-feira, o prefeito Jairo Jorge e o secretário de segurança pública de Morón (Argentina), Juan Carlos Martinez foram painelistas no Seminário Internacional de Segurança Cidadã - O papel dos governos locais na construção de políticas de segurança cidadã. Os encontros prosseguem na manhã desta quinta-feira (28).
Confira a programação no site do evento.

Atualmente Canoas preside o Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP), com sede e secretaria técnica em Barcelona, na gestão 2013/2014 e realizará em Junho de 2014 a 14ª Conferencia Internacional do OIDP em Canoas. A cidade também toma posse na manhã da próxima sexta-feira (29) na coordenação da Rede Brasileira de OP, no período de 2013-2016. Nos últimos três anos a RBOP foi coordenado por Guarulhos (SP).
Legenda/foto
Reconhecimento: Jairo Jorge entrega medalha ao ex-vice-presidente da FNP, o prefeito de São José dos Campos Eduardo Cury

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços