Santa Catarina lança Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

O Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional será lançado nesta quarta, 3, a partir das 9h, no auditório do Morro das Pedras Praia Hotel, em Florianópolis. A ideia é promover a segurança alimentar e nutricional e garantir o direito à alimentação adequada e saudável dos catarinenses. O plano será executado entre 2014 e 2019, de acordo com o que estiver previsto no Plano Plurianual.
“O lançamento do plano é mais uma ação de combate à fome do Governo do Estado”, destaca o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Jorge Teixeira.
O plano é resultado das deliberações da Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e das discussões do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/SC). O secretário executivo de Políticas Sociais de Combate à Fome, Rodrigo Mello, destaca que o Pesan visa garantir o direito à alimentação adequada para a população e conterá diretrizes, metas e ações que nortearão o governo estadual e servirá de modelo para as prefeituras construírem a versão municipal.

O plano foi submetido à consulta pública online e obteve 99 contribuições, que foram discutidas pela Caisan/SC. Parte delas foi incorporada ao plano e houve a inclusão de duas novas diretrizes a partir das sugestões da comunidade.
O processo de monitoramento e avaliação da execução do plano foi discutido durante a 2ª oficina estadual do Sisan, que ocorreu nesta terça, 2. Dentre as oito diretrizes do plano estão a de promoção do acesso à alimentação adequada e saudável com foco nas famílias e pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional; o abastecimento e estruturação de sistemas descentralizados de base agro ecológica e sustentável de produção extração, processamento e distribuição de alimentos e o acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente para as famílias que necessitem e para a produção de alimentos da agricultura familiar, pesca e aquicultura.

SC aderiu ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar em 2011 e assumiu o compromisso de elaborar o plano. Junto com o lançamento do plano também ocorrem o I Encontro Estadual de Presidentes de Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional e I Encontro Estadual de Câmaras Intersetoriais de Segurança Alimentar Municipais; além da comemoração dos 10 anos do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
Serviço:
O quê? Lançamento do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Pesan).
Outros eventos: I Encontro Estadual de Presidentes de Conselhos Municipais de SAN e I Encontro Estadual de Câmaras Intersetoriais de Segurança Alimentar Municipais e comemoração dos 10 anos do Consea.
Quando? 3 de dezembro a partir das 9h
Onde? Auditório do Morro das Pedras Praia Hotel, localizado na rua Manoel Pedro Vieira, nº 550, Morro das Pedras, em Florianópolis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços