Maternidade de Cruzeiro é referência no Juruá, Tarauacá e Envira


Mãe-Canguru é um método, um tipo de assistência neonatal que implica em contato pele a pela precoce, entre a mãe e o recém - nascido de baixo peso (Foto: Cedida)
Mãe-Canguru é um método de assistência neonatal que implica contato precoce pele a pele entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso (Foto: Cedida)
Inaugurado em agosto de 2011, o Hospital da Mulher e da Criança do Vale do Juruá está sendo considerado o primeiro hospital da Rede Cegonha no Brasil. O Hospital da Mulher e da Criança Irmã Maria Inete traz saúde de qualidade para as mulheres e crianças de Cruzeiro do Sul e para todos os municípios localizados na região do Juruá, Tarauacá e Envira.
A Rede Cegonha é uma estratégia de saúde criada pela presidente Dilma Rousseff para reduzir os índices de mortalidade materna e infantil no Brasil, em especial na Amazônia, com foco no pré-natal, parto, pós-parto e nos primeiros dois anos de vida do bebê.
A maternidade de Cruzeiro do Sul conta com salas de parto diferenciadas – uma delas é a do parto na rede, feita para atender mulheres indígenas, cujo costume é ter o parto em pé, com o apoio de uma rede. Outro diferencial é o parto na água, procedimento que geralmente só é oferecido em clínicas particulares.
A massagem Shantala trás novas alternativas de autocuidado e cuidado para manter a saúde, o equilíbrio, a paz e harmonia social da mãe e o bebê (Foto: Cedida)
A massagem Shantala traz novas alternativas de autocuidado e cuidado para manter a saúde, o equilíbrio, a paz e a harmonia social da mãe e do bebê (Foto: Cedida)
“O número de partos feitos nesta maternidade no período de janeiro até este mês foi de 2.943, e o percentual de óbitos infantis alcançou apenas 0,6%. A unidade oferta serviços de obstetrícia, ginecologia, neonatologia, pediatria e outros destinados à saúde da mulher e da criança”, explica a gerente-geral da maternidade, Fabiana Gomes Ricardo.
Ela diz ainda que a maternidade de Cruzeiro do Sul permite que a mulher tenha o direito de escolher sobre como quer ter seu bebê, assegurando-lhe também a presença de um acompanhante de sua livre escolha em todas as fases do trabalho de parto e nascimento.
Fabiana finaliza dizendo que a equipe da maternidade vem desempenhando um trabalho competente, buscando sempre prestar um atendimento humanizado, como determinam os princípios do parto humanizado. “Com os novos serviços oferecidos aqui no hospital, nosso objetivo é melhorar cada vez mais os atendimentos prestados à população feminina e infantil”, ressaltou.
Estrutura do hospital
A unidade de saúde possui 84 leitos, sendo 20 alojamentos conjuntos (com acomodação para acompanhantes), 11 de ginecologia, oito do método Mãe Canguru, seis de pré-parto e pós parto, três para mães indígenas com respeito aos costumes dos povos indígenas, 11 de pediatria, quatro de recuperação pós-anestésica, dois de UTIs maternas e 10 de UTIs neonatal. O hospital possui ainda quatro salas cirúrgicas, uma sala de curetagem, um consultório de avaliação, banco de leite para garantir o aleitamento exclusivo e um lactário para o preparo de leite de crianças internadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços