Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do Paraná é aprovado pelo Cedca

Reunião ordinária do CEDCA,
O Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do Paraná foi aprovado nesta sexta-feira (28), durante plenária do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). O documento traça ações e metas que serão desenvolvidas nos próximos dez anos para garantir a qualidade no atendimento aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa em todo o Estado.

Para a presidente da Coordenação de Medidas Socioeducativas da Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social, Cláudia Foltran, a aprovação e implantação do Plano Decenal representam um avanço. “O Plano Decenal direcionará a organização do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo e da política de socioeducação do Paraná. É um demonstrativo à sociedade de que desenvolvemos no Estado um atendimento que tem a qualidade como princípio básico”, disse Cláudia.

ESTRUTURAS E METAS - O Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo contém o diagnóstico do Sistema estadual, além de sua estrutura e funcionamento, e apresenta 80 metas para o enfrentamento dos desafios existentes hoje. Entre elas está a criação de mecanismos eficazes de gestão que favorecerão a participação dos adolescentes e o controle social, e a superação dos limites encontrados nos sistemas de Justiça e Segurança Pública.

O documento foi elaborado por um comitê interinstitucional, composto por representantes de oito secretarias estaduais, pelo Cedca, Ordem dos Advogados do Brasil, Tribunal de Justiça e Ministério Público do Paraná. O início do projeto teve início em 2012 e segue as diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que recomendou aos estados implantarem seus planos.

A presidente do Cedca, Márcia Tavares, reiterou a importância do Plano Decenal para a organização do sistema socioeducativo, o que contribuirá para melhorar o atendimento e garantir efetivamente os direitos dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade