CRPRS participa do Seminário Nacional "Porto Alegre pode vencer a violência"




A colaboradora da Comissão de Direitos Humanos do CRPRS, Júlia Dutra Carvalho, estará representando o Conselho Regional de Psicologia no Seminário Nacional Porto Alegre pode vencer a violência: apresentação do I Mapa da Segurança Pública e Direitos Humanos de Porto Alegre. O evento será realizado na terça-feira, 09/12, às 13h30, no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255).

Júlia irá falar sobre diferentes formas de resolver os conflitos que surgem nas práticas cotidianas dos/as psicólogos/as que atuam na área da segurança pública. “Da resolução do conflito à convivência com o conflito, da tênue linha que divide as possibilidades de relações que podemos lançar mão para sustentar um conflito e gerar segurança pública à simplicidade da punição e do castigo”.

O Mapa da Segurança Pública e Direitos Humanos foi construído pela Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana da Câmara Municipal, em parceria com o ObservaPOA da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e a Secretaria da Segurança Pública.

A psicóloga Fernanda Bassani, coordenadora técnica da Comissão da Câmara responsável pelo mapeamento, explica que o tema é de extrema importância para a categoria por se tratar de duas áreas de forte atuação da Psicologia: segurança pública e proteção social. “O Mapa apresentará dados atualizados da situação de grupos vulneráveis socialmente, como moradores de rua, crianças e adolescentes, idosos. Será de interesse de todos os profissionais que atuam nessas áreas”, explica.

O evento contará com a participação da Coordenadora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Samira Bueno, especialistas em segurança pública de diversas universidades, além de representantes dos movimentos de direitos humanos e de órgãos de segurança pública que ajudaram na construção desse amplo diagnóstico da violência em Porto Alegre.

Às 18h30 será realizada a entrega do Prêmio Municipal Legislativo de Direitos Humanos, no qual concorrem entidades sociais, órgãos governamentais, universidades, mídia e figuras públicas. O evento também contará com apresentações culturais.

Inscrições e mais informações pelo e-mail mapaseguranca@gmail.com ou pelo fone (51) 3226.4313.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços