CRPRS promove evento que discute relação entre Clínica e Direitos Humanos




Na quarta-feira, 10/12, às 14h, o CRPRS promove o II Seminário Regional de Psicologia e Direitos Humanos – “Interfaces entre Direitos Humanos e Clínicas Psis. O objetivo da atividade é debater com os/as psicólogos que atuam na Clínica privada e pública a relação de sua prática com temas relacionados aos direitos humanos, como as relações raciais e a laicidade.

O Seminário acontece no Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos e será realizado no auditório do CRPRS em Porto Alegre (Av. Protásio Alves, 2854 – 4º andar).

Inscrições em www.crprs.org.br/eventos. Mais informações pelo fone (51) 3334.6799 ou pelo e-mail comissoes@crprs.org.br.

Confira programação completa e convidados:

14h – 16h Direitos Humanos: (In) Declarações nas práticas clínicas

Sandra Torossian

Psicóloga, doutora em Psicologia pela UFRGS, atua nas áreas de Psicanálise, Saúde Coletiva e Políticas públicas, com ênfase nas temáticas da infância, adolescência, vulnerabilidade social e drogas. Coordena o Centro de Referência e Apoio Institucional para o uso de drogas – Rede Multicêntrica.

Aline Piason

Psicóloga, doutora em Psicologia pela PUCRS. Tem especialização Clínica em Psicoterapia Centrada na Pessoa. Atua na Clínica Humanista e militância lgbt.  É colaboradora do grupo de Pesquisas CEP-RUA da UFRGS e do grupo de pesquisa Relações de Gênero da PUCRS.

Mediação – Conselheira do CRPRS Caroline Martini Kraid Pereira, presidente da Comissão de Direitos Humanos do CRPRS.

16h “Identificação" – Grupo de Pesquisa e Experimentação Teatral "Arte e Pensamento"

16h30 Intervalo

17h – 18h30 Relações Raciais: Violências e Sofrimento Psíquico

Valter da Mata

Psicólogo, mestre em Psicologia Social, estudioso de Psicologia e Relações Raciais, professor da Unime – Lauro de Freitas e da Faculdade da Cidade do Salvador. Membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia.

Raquel da Silva Silveira

Psicóloga, doutora em Psicologia Social e Institucional da UFRGS. Integra o Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero e o Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRGS.

Mediação – Conselheira Presidente do CRPRS Alessandra Xavier Miron, colaboradora da Comissão de Direitos Humanos do CRPRS.

18h30 – 20h Pluralismo religioso e estado laico: implicações para as práticas clínicas

Liane Pessin

Psicóloga, mestre em Psicologia Clínica pela PUCSP. Professora da UNISINOS. Tem experiência na prática psicanalítica em consultório e intervenções em saúde pública.

Carolina dos Reis

Psicóloga, doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Políticas e Tecnologias Contemporâneas de Subjetivação e professora da UNISC.

Mediação – Paula Goldmeier, colaboradora da Comissão de Direitos Humanos do CRPRS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços