USP divulga resultados da consulta à comunidade sobre escolha de reitor e vice


Apuração foi feita na sala do Conselho Universitário
A USP concluiu na tarde desta quarta-feira, 11 de dezembro, a apuração dos resultados da consulta à comunidade sobre a escolha de reitor e vice-reitor da Universidade, realizada na terça-feira, dia 10.
Participaram da consulta docentes e funcionários da ativa e estudantes de Graduação e de Pós-Graduação regularmente matriculados na Universidade. A consulta foi estratificada segundo as categorias funcionais da Universidade, apurando-se em separado os votos de docentes, funcionários e alunos. Cada eleitor teve direito a um voto, podendo indicar até três chapas.
No total, a eleição teve 13.826 votantes, 14% do total do universo de 100.734 eleitores. A maior participação foi a de docentes (49,5%), seguida pelos funcionários técnico-administrativos (47%). Apenas 3,2% dos alunos participaram da consulta.
A chapa 3, formada pelos professores Marco Antonio Zago e Vahan Agopyan, foi a mais votada entre docentes e alunos. A chapa 4, formada pelos professores Wanderley Messias da Costa e Suely Vilela, foi a que teve mais votos entre os funcionários técnico-administrativos. As duas chapas também foram as que registraram o maior número de votos no cômputo geral, com 6.678 e 5.504 votos, respectivamente.
Confira, abaixo, os votos recebidos por cada uma das chapas, de acordo com as categorias:
Resultado final da consulta divulgado pela Secretaria Geral da USP nesta quarta-feira, 11 de dezembro
O resultado da consulta à comunidade universitária tem caráter indicativo à Assembleia Universitária, a quem cabe a eleição dos dirigentes. A eleição será realizada no próximo dia 19 de dezembro.
Segundo a coordenadora-geral do processo eleitoral e apuratório, Isilia Aparecida Silva, o processo de votação transcorreu de forma tranquila, sem intercorrências, em todas as Unidades de Ensino e Pesquisa. Para ela, a comunidade universitária “levou o processo a sério, com empenho e preocupação em relação à segurança e à lisura. Toda as Unidades se integraram e se engajaram na votação”.
A coordenadora lamentou, entretanto, a baixa adesão entre os estudantes. “A consulta é o início da evolução de uma proposta do Conselho Universitário, que terá continuidade no próximo ano”, afirmou, referindo-se aos debates sobre eleições que serão realizados no Conselho Universitário no próximo ano, como uma das mudanças aprovadas na sessão realizada no último dia 1º de outubro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade