CNH: Candidatos que abriram processo em dezembro podem fazer primeiros exames em janeiro

Os candidatos que abriram em dezembro o processo nas autoescolas para obter a sua primeira Carteira Nacional de Habilitação podem realizar em qualquer dia de janeiro de 2014, sem nenhum atropelo, seus exames iniciais. São os exames médico e psicotécnico, além do registro dos dados biométricos (digitais dos 10 dedos das mãos) e da foto do rosto. No último dia útil de 2013, nesta segunda-feira (30) as unidades do Detran, principalmente em Fortaleza, têm recebido muitos candidatos a primeira habilitação, superlotando as suas
dependências.
Todos os candidatos que se encontram nessa situação (iniciaram o processo no mês de dezembro de 2014), poderão obter a sua primeira CNH sem nenhum acréscimo no valor atualmente cobrado pelas autoescolas. Além disso, nenhuma das 294 autoescolas credenciadas pelo Detran do Ceará instalaram o simulador de direção, em razão disso o Detran não pode adequar o sistema aos simuladores, principalmente a biometria que é essencial para o controle da carga horária de 5 horas, conforme a resolução 444, de 25 de junho de 2013.
A resolução determina que a partir de processos abertos em 1º janeiro de 2014 serão cobradas as 5 horas no simulador. Dessa forma, os processos abertos até 31 de janeiro permanecem geridos pelas regras atuais. Por isso, nenhuma autoescola está em condições de cobrar pelo serviço do simulador que não pode ser ofertado. O Detran comunicou esse assunto oficialmente ao Denatran.
Em função do recesso de algumas autoescolas, em regiões do Interior do Estado, o Detran atendeu à solicitação da Gerência das Unidades do Detran em Russas e Crateús, suspendendo a realização do exame prático de direção, categoria B (automóvel), nesses dois municípios, programado para os dias 4 e 5 de janeiro, respectivamente. Uma nova data será definida para atender os candidatos que aguardam a última fase para obter a sua CNH.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços