Oficinas de xadrez aprimoram o aprendizado na rede estadual de ensino


Escola Estadual São José, na cidade de Passos, Sul de Minas, oferece aulas para cerca de 50 alunos do nível fundamental
SEE-MG/Divulgação
Projeto Xadrez na Escola Cerca envolve cerca de 50 alunos do ensino fundamental da cidade de Passos
Projeto Xadrez na Escola Cerca envolve cerca de 50 alunos do ensino fundamental da cidade de Passos
Mais que um jogo, o xadrez é um instrumento de ensino na Escola Estadual São José, no município de Passos, no Sul de Minas. Por meio de uma parceria entre a instituição e a Fundação do Ensino Superior de Passos (Fesp), cerca de 50 alunos do ensino fundamental participam do projeto Xadrez na Escola. As ações são proporcionadas pelo programa Minas Presente na Escola, da Secretaria de Estado de Educação (SEE).
Por meio da parceria, a Fesp oferece para a escola um monitor e materiais complementares para a realização das atividades. “A Fesp sempre foi parceira nossa. Já tínhamos realizado outras parcerias e então surgiu a possibilidade de trabalhar com o xadrez. Este ano, adquirimos muitos jogos de xadrez e, além do monitor, a fundação nos disponibiliza materiais complementares”, ressalta o diretor da escola, Fabiano Amorim Costa.
As oficinas são realizadas no contraturno e misturam teoria e prática, como ressalta o monitor do projeto, Edelvan Marques Rosa. “Trabalhamos a teoria e a prática e sempre procuramos fazer torneios internos que contam com partidas simultâneas. É um trabalho interdisciplinar onde os alunos desenvolvem o raciocínio lógico e as habilidades na área de exatas”, enfatiza.
Segundo Fabiano Amorim Costa, as oficinas de xadrez têm trazido resultados positivos para a escola. “Tínhamos alguns alunos que eram pouco envolvidos com a escola. Com o projeto eles passaram a lidar de maneira mais responsável com o estudo. No geral conseguimos resultados interessantes, como melhoria da disciplina, raciocínio e mudanças de hábitos, o que produz resultados significativos na vida escolar”, conclui o diretor.
Minas Presente na Escola
Implementado e sistematizado em 2012, o programa foi instituído pelo Governo de Minas para promover a participação da sociedade na vida das escolas. A iniciativa visa oportunizar um leque de atividades para os estudantes da rede pública estadual, com a ampliação do tempo de permanência dos jovens na escola, por meio da oferta qualificada de atividades no contraturno das aulas, a partir de convênios firmados com entidades e empresas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade