Oficinas de xadrez aprimoram o aprendizado na rede estadual de ensino
Escola Estadual São José, na cidade de Passos, Sul de Minas, oferece aulas para cerca de 50 alunos do nível fundamental
SEE-MG/Divulgação
Projeto Xadrez na Escola Cerca envolve cerca de 50 alunos do ensino fundamental da cidade de Passos
Por meio da parceria, a Fesp oferece para a escola um monitor e materiais complementares para a realização das atividades. “A Fesp sempre foi parceira nossa. Já tínhamos realizado outras parcerias e então surgiu a possibilidade de trabalhar com o xadrez. Este ano, adquirimos muitos jogos de xadrez e, além do monitor, a fundação nos disponibiliza materiais complementares”, ressalta o diretor da escola, Fabiano Amorim Costa.
As oficinas são realizadas no contraturno e misturam teoria e prática, como ressalta o monitor do projeto, Edelvan Marques Rosa. “Trabalhamos a teoria e a prática e sempre procuramos fazer torneios internos que contam com partidas simultâneas. É um trabalho interdisciplinar onde os alunos desenvolvem o raciocínio lógico e as habilidades na área de exatas”, enfatiza.
Segundo Fabiano Amorim Costa, as oficinas de xadrez têm trazido resultados positivos para a escola. “Tínhamos alguns alunos que eram pouco envolvidos com a escola. Com o projeto eles passaram a lidar de maneira mais responsável com o estudo. No geral conseguimos resultados interessantes, como melhoria da disciplina, raciocínio e mudanças de hábitos, o que produz resultados significativos na vida escolar”, conclui o diretor.
Minas Presente na Escola
Implementado e sistematizado em 2012, o programa foi instituído pelo Governo de Minas para promover a participação da sociedade na vida das escolas. A iniciativa visa oportunizar um leque de atividades para os estudantes da rede pública estadual, com a ampliação do tempo de permanência dos jovens na escola, por meio da oferta qualificada de atividades no contraturno das aulas, a partir de convênios firmados com entidades e empresas.
Comentários
Postar um comentário