Região Sul é a segunda colocada no Estado em número de empresas criadas em 2013


A cidade de Varginha ocupa o primeiro lugar em quantidade de empresas em atividades na região, com 9.607 estabelecimentos em funcionamento.
O Sul de Minas é a segunda região do Estado com o maior número de empresas criadas em 2013. Foram abertas 6.104 firmas na região este ano. Na região central, a primeira colocada, foram abertos 18.424 novos negócios e a Zona da Mata, ficou em terceiro lugar com quase cinco mil empresas criadas em 2013. No Estado surgiram 47.481 novas empresas este ano.
Varginha ocupa o primeiro lugar no Sul de Minas no que diz respeito à quantidade de  empreendimentos  em atividade.  São  9.607 estabelecimentos em funcionamento, entre  eles quase seis mil são micro e pequenas empresas. A atividade predominante no município é o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, seguido de lanchonetes e casas de chá.
Mas, segundo o supervisor da Junta Comercial de Varginha, Luiz Magiapelo,  nos últimos quatro anos o setor de serviços foi o que o mais cresceu. De acordo com ele, a Jucemg do município registra cerca de 50 aberturas de empresas por mês, metade é voltada para prestação de serviços, 48% para o comércio e os 2% restantes vão para a indústria.
Para Luiz Magiapelo, o varginhense possui o espírito empreendedor, característica adquirida no início do século passado, quando a cidade se tornou o mais importante centro de comércio e distribuição  de café da região. O supervisor da Jucemg explicou que a ferrovia também  estimulou o desenvolvimento dos hotéis e o comércio varejista. Além disso, a cidade possui faculdades de Direito, Contabilidade e Administração de Empresas e ainda  centros de formação profissional como Senai e Senac, o que contribui para aumentar o  interesse da  população em administrar o  próprio  negócio.
Minas Fácil
Cerca de 90%  das empresas abertas este ano em Varginha  foram criadas por meio do Minas Fácil, programa do Governo do Estado de Minas Gerais, gerenciado pela Junta Comercial de Minas (Jucemg), em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda, Receita Federal,  prefeituras e órgãos estaduais de licenciamento.
Com o Minas Fácil, o processo, que antes durava 45 dias, agora  pode ser realizado em apenas seis dias. O caminho é fácil e rápido: o interessado deve encaminhar as informações pela internet para fazer a inscrição nos órgãos tributários  e obter o alvará de localização, além de outros documentos. Depois é só enviar a documentação para a Junta Comercial e não é necessário se dirigir  a uma unidade, isto pode ser feito pela Internet também.
O supervisor da Jucemg em Varginha garantiu que, se os documentos estiverem corretos, a empresa pode ser constituída em apenas quatro horas.  Luiz  Magiapelo ressaltou ainda que,  depois do Minas Fácil, a Junta Comercial deixou de ser um órgão apenas cartorial e passou a ser um órgão de fomento. “Nós damos assessoria e consultoria à gestão empresarial, o que representa mais segurança para o empresário”, concluiu.
O microempresário Rafael Brito abriu duas empresas há dois anos pelo Minas Fácil na Junta Comercial de Varginha. Ele conta que entregou os documentos de manhã e à tarde já estava tudo pronto. Rafael é dono de uma fábrica de laje e de um escritório de consultoria, onde ele presta assistência e dá orientações às pessoas que, assim como ele, querem administrar a própria empresa.
Descomplicar
O programa Descomplicar foi o primeiro passo para  chegar ao Minas Fácil. Criado há 10 anos pelo Governo de Minas e coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o programa surgiu para facilitar e desburocratizar o processo de abertura de empresas, atrair empreendimentos e, consequentemente, gerar  emprego e renda.
Em 2005, o Descomplicar deu origem ao Minas Fácil que é  voltado exclusivamente para  a abertura de novas empresas. Nestes oito anos o programa foi responsável pela criação de  150 mil micro e pequenas empresas em Minas. O Minas Fácil é o primeiro do país e serve como referência para outros estados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços