Secretário inaugura novas instalações da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Gravataí


Foto destaque
  • Mainardi plantou uma bergamoteira, simbolizando a renovação da defesa agropecuária no Estado
Em Gravataí, na Região Metropolitana, o secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, disse, nessa quarta-feira (30), que as Inspetorias de Defesa Agropecuária (IDAs) estão passando por inaugurações, e não reestruturações, como se falava no início do trabalho. "Elas nunca foram inauguradas e muito menos reformadas. Os funcionários traziam móveis, o sindicato rural doava uma máquina de escrever e a Secretaria da Fazenda mandava os computadores velhos. Eram depósitos, na verdade", observou, durante a entrega da nova inspetoria do município.

O primeiro objetivo, segundo ele, é qualificar o serviço de defesa sanitária do Estado. "O consumidor está cada vez mais exigente. Ele vai ao supermercado e quer alimentos com mais qualidade. O produtor rural é quem planta e cria. E a inspetoria tem a obrigação de garantir a sanidade".
A segunda meta é resgatar a dívida histórica tanto com os servidores, que trabalhavam em péssimas condições, como com os produtores, que em alguns lugares enfrentavam filas para retirar uma vacina ou consultar o seu saldo e, na maioria deles, não tinham um ambiente adequado para dar encaminhamento as suas questões.

Para exportar, afirmou Mainardi, não existe mercado hoje que não tenha controles sanitários como premissa básica. A tendência global caminha para a rastreabilidade. Os principais mercados compradores, principalmente o asiático e europeu, não compra mais carne que não seja rastreada. "Estamos querendo, de um lado, melhorar o status sanitário, oferecendo um produto de maior qualidade. De outro, possibilitando ao produtor ganhar outros mercados e o Estado, como resultado das exportações, aumentar a receita. Mas temos de avançar".

Nas modernizações das inspetorias, o governo está investindo mais de R$ 60 milhões, comprando veículos, moveis, computadores, informatizando os sistemas e reformando os prédios. Até agora, com a de Gravataí, 59 já foram inauguradas. No início de 2014, a previsão da Secretaria é de que o programa Produtor Online já esteja emitindo a Guia de Trânsito Animal (GTA) pela internet. O secretário Mainardi entrega, ainda, nesta quarta-feira, as IDA's de Glorinha e Osório.
Rastreabilidade avança no país O Estado de Mato Grosso do Sul divulgou essa semana que vai rastrear toda a população de bovinos. No inicio, será obrigatório na fronteira com o Paraguai e por adesão nas demais regiões, e, em seguida, obrigatório por lei, em todo o território estadual, a exemplo do que pretende o Rio Grande do Sul.
Texto: Daniel Cóssio
Foto: Vilmar da Rosa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços