RS em missão na Palestina dá andamento a projetos de cooperação


Foto destaque
  • Primeira reunião na Palestina confirma acordo assinado pelo governador Tarso Genro com o país
Para dar continuidade aos projetos de cooperação nas áreas de olivicultura, aquicultura e microcrédito - conforme acordo assinado pelo governador Tarso Genro com o Ministério da Agricultura Palestino em abril deste ano -, o Governo do Estado enviou uma comitiva que permanecerá naquele país de 25 de outubro a 2 de novembro.
Constituído pela assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do Estado e por técnicos da Fepagro, Universidade Federal de Rio Grande (Furg), Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seapa), Prefeitura de Bagé, Emater e da Cooperativa Central dos Assentamentos do RS (Coceargs), o grupo foi recebido, em uma primeira reunião, pelo Ministro da Agricultura da Palestina, Waleed Assad, em Ramallah. A viagem inclui uma série de reuniões técnicas em institutos de pesquisa, áreas de produção, agroindústrias, associações de agricultores e piscicultores, além de entidades da sociedade civil.

De acordo com o assessor internacional Fábio Balestro, a missão consolida o papel político e econômico do Rio Grande do Sul na região e reforça o compromisso brasileiro com um estado palestino independente e viável - "condição inerente a um processo de paz bem-sucedido entre Palestina e Israel".

"Estamos constatando aqui, além de árvores milenares em franca produção, um envolvimento diferenciado dos agricultores com a pesquisa e produção de oliveiras", observou o diretor técnico da Fepagro, Ivan Krolow, coordenador técnico da missão. Segundo ele, já é possível perceber a importante contribuição que essa proposta de cooperação pode gerar ao Rio Grande do Sul.

As associações atuam junto à pesquisa que orienta os agricultores a permanecerem na atividade em sistemas naturais de produção, principalmente sob a ótica da produção orgânica. Segundo o diretor geral do Centro Nacional de Pesquisa da Palestina (Narc), Mohammed Abu-Eid, os técnicos palestinos orientam os agricultores quanto às técnicas a serem empregadas e o momento ideal de colheita das azeitonas.

Linhas de pesquisa 
O Narc conta com quatro laboratórios nas áreas de Solos, Água, Qualidade do Azeite e Pesquisas Bioquímicas. A caracterização genética e morfológica das variedades locais está sendo considerada como atividade principal, com o objetivo de estabelecer plantas matrizes dentre as mais de 30 variedades identificadas. Treze delas já se encontram mapeadas no Centro em Jenin e 38 no Centro de Hebron. O controle da mosca-da-fruta (Bactrocera oleae) e de doenças, como o olho de pavão (Spilocaea oleagina Hughes), também estão entre as linhas de pesquisa prioritárias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços