Empresários franceses mostram interesse por Cluster de Subsea

Governo do Estado recebe visita de 28 empresas francesas ligadas ao setor de petróleo

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresentou nesta terça-feira (29/10), no Palácio Guanabara, o seu Cluster de Subsea a uma missão da França, integrada por representantes de 28 empresas de segurança offshore. Entre as empresas integrantes da missão estava a petrolífera Total – uma das vencedoras do Leilão de Libra, responsável por 20% dos investimentos no novo campo – e nove de seus fornecedores. 
O superintendente de Óleo e Gás da secretaria, Julio Pinguelli, e o diretor de Novos Negócios da Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro), Bruno Guaranys, apresentaram ao grupo de empresários o potencial da economia fluminense e mecanismos do Governo do Estado para atração de investimentos, bem como o projeto do Cluster de Subsea do Rio, que tem como objetivo atrair investidores do setor para se instalar no Estado do Rio.

Um dos integrantes da missão, o conselheiro de Petróleo da Ubifrance (agência do ministério do Comércio Exterior da França), Hamza Belgourari, considerou o encontro uma boa oportunidade para futuras parcerias. Ele destacou que até o ano passado a França era o segundo maior investidor no Rio e estimou que ao fim deste ano, com investimentos da Total, o país passará a ocupar a primeira posição no estado.

– Este primeiro encontro serviu para iniciar um diálogo entre o Governo do Estado e as instituições francesas visando ao desenvolvimento de negócios e ao estabelecimento de uma possível cooperação para estruturação Cluster de Subsea do Rio – explicou o superintendente da secretaria, Julio Pinguelli. Ele destacou a importância de estarem presentes na missão francesa representantes do cluster Pôle Mer Méditerranée, que tem 700 integrantes e um orçamento de 1,2 bilhão de euros. Robótica, monitoramento marítimo, sensoriamento ambiental e meteorologia são alguns dos setores representados na delegação.

Integrante da missão, a gerente de Desenvolvimento Regional da Total, Dominique Champetier de Ribes, e representantes do Pôle Mer Méditerranée e do Pôle Mer Bretagne serão recebidos para uma reunião, na OTC 2013, no Riocentro, com o subsecretário de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial, Marcelo Vertis. O objetivo é a discussão do possível memorando de entendimento e a atração de negócios de fornecedores da Total para comporem o Cluster de Subsea fluminense.

Também membros da delegação francesa, representantes da Asca – especializada em sistemas de posicionamento e robótica – serão recebidos na quinta-feira (31/10) por dirigentes da AgeRio (Agência Estadual de Fomento), para conhecer políticas visando atrair novos investimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeito de Cruzeiro do Sul destaca importância das parcerias com o governo para o povo do município

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente