Empresários franceses mostram interesse por Cluster de Subsea

Governo do Estado recebe visita de 28 empresas francesas ligadas ao setor de petróleo

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresentou nesta terça-feira (29/10), no Palácio Guanabara, o seu Cluster de Subsea a uma missão da França, integrada por representantes de 28 empresas de segurança offshore. Entre as empresas integrantes da missão estava a petrolífera Total – uma das vencedoras do Leilão de Libra, responsável por 20% dos investimentos no novo campo – e nove de seus fornecedores. 
O superintendente de Óleo e Gás da secretaria, Julio Pinguelli, e o diretor de Novos Negócios da Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro), Bruno Guaranys, apresentaram ao grupo de empresários o potencial da economia fluminense e mecanismos do Governo do Estado para atração de investimentos, bem como o projeto do Cluster de Subsea do Rio, que tem como objetivo atrair investidores do setor para se instalar no Estado do Rio.

Um dos integrantes da missão, o conselheiro de Petróleo da Ubifrance (agência do ministério do Comércio Exterior da França), Hamza Belgourari, considerou o encontro uma boa oportunidade para futuras parcerias. Ele destacou que até o ano passado a França era o segundo maior investidor no Rio e estimou que ao fim deste ano, com investimentos da Total, o país passará a ocupar a primeira posição no estado.

– Este primeiro encontro serviu para iniciar um diálogo entre o Governo do Estado e as instituições francesas visando ao desenvolvimento de negócios e ao estabelecimento de uma possível cooperação para estruturação Cluster de Subsea do Rio – explicou o superintendente da secretaria, Julio Pinguelli. Ele destacou a importância de estarem presentes na missão francesa representantes do cluster Pôle Mer Méditerranée, que tem 700 integrantes e um orçamento de 1,2 bilhão de euros. Robótica, monitoramento marítimo, sensoriamento ambiental e meteorologia são alguns dos setores representados na delegação.

Integrante da missão, a gerente de Desenvolvimento Regional da Total, Dominique Champetier de Ribes, e representantes do Pôle Mer Méditerranée e do Pôle Mer Bretagne serão recebidos para uma reunião, na OTC 2013, no Riocentro, com o subsecretário de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial, Marcelo Vertis. O objetivo é a discussão do possível memorando de entendimento e a atração de negócios de fornecedores da Total para comporem o Cluster de Subsea fluminense.

Também membros da delegação francesa, representantes da Asca – especializada em sistemas de posicionamento e robótica – serão recebidos na quinta-feira (31/10) por dirigentes da AgeRio (Agência Estadual de Fomento), para conhecer políticas visando atrair novos investimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços