Seap forma internos do Projeto Vida em duas unidades prisionais

Certificado de saúde e cidadania foram entregues aos 50 alunos que concluíram o curso

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) realizou nesta terça-feira (29/10), a cerimônia de formatura de 50 alunos, do Projeto Vida. O certificado de conclusão do curso foi recebido por presos do Instituto Penal Vicente Piragibe e da Penitenciaria Alfredo Tranjan, ambas localizadas no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu. O Programa promove espaços de discussão e reflexão dos apenados sobre temas nos campos da saúde, cidadania e direitos humanos, estimulando-os no sentido de resgatar a autoestima e preparando-os para o retorno à liberdade. No Instituto Penal Vicente Piragibe o nome do projeto é “Em busca da liberdade”, já na Penitenciária Alfredo Tranjan é, “Em busca do sonho”.

Diretamente ligado às Subsecretarias de Tratamento e de Unidades Prisionais, e ministrado através das equipes multidisciplinares da Seap, incluindo a participação de psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, o Projeto Vida conta com o apoio de diretores e inspetores penitenciários das unidades, bem como de profissionais da educação intramuros, sempre visando o aprimoramento do processo de ressocialização dos apenados.

Nesse sentido, o projeto tem como principal objetivo formar internos como multiplicadores para ações de saúde, cidadania e qualidade de vida, tendo como foco principal a atenção aos custodiados com histórico de uso de substâncias psicoativas e/ou presença de moléstias, tais como tuberculose, AIDS, entre outras. E ainda, realizar um trabalho de prevenção devido à situação de encarceramento.

Em seu discurso, o diretor do Instituto Penal Vicente Piragibe, Luis Cláudio, frisou a importância desse projeto.

- Toda ação que visa trazer uma ressocialização é de grande valia. Trazer valores para vida desses internos é de suma importância, não só para a vida deles aqui dentro do cárcere, mas fora também. É bom ter uma visão crítica de sua própria vida, para assim se renovar. É uma mudança educacional e social – disse o diretor.

Já para o diretor da Penitenciária Alfredo Tranjan, Moyses Henriques Marques, a ressocialização do interno é essencial.

- É um projeto importante para os internos, pois educa e ensina prevenções de doenças, por exemplo. Espero que este projeto aumente para outras unidades prisionais e ajudem mais detentos. Tudo isso é mais uma contribuição para a ressocialização - disse.

Para o interno Jonas Guimarães Assunção, nos momentos mais difíceis é que aprendemos a sermos pessoas melhores.

- Temos que valorizar a vida e as oportunidades. Por isso agradeço ao projeto vida e a Seap por nos ensinarmos há sermos pessoas melhores, para que quando estivermos em liberdade, possamos exercer o que aprendemos aqui, com mais dignidade - afirmou.

O detento Bruno Augusto se mostrou feliz por mais essa conquista.

- O projeto nos auxilia na reinserção social, nos ajuda a ver a vida de outra forma. Somos gratos as pessoas do projeto e a Seap por acreditar em nós e nos dar essa oportunidade - disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços