Novo Degase: Ceperj aplica prova do terceiro curso de formação

Gabarito estará disponível no portal da Fundação até sexta-feira



Das 13h às 18h desta quarta-feira (30/10), a Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) aplicará a prova objetiva para os candidatos do terceiro curso de formação do Novo Degase. O exame será realizado nas dependências da Ceperj, na Avenida Carlos Peixoto, 54, Botafogo, Zona Sul do Rio. O curso constitui a segunda e última etapa do concurso que atraiu, em 2012, um total de 38.168 profissionais interessados nas 500 vagas distribuídas por 27 cargos de níveis superior, médio técnico e médio, em oito polos regionais.

O curso de formação foi ministrado sob a responsabilidade da Escola de Gestão e Políticas Públicas (EGPP) da Ceperj. Os alunos-candidatos devem chegar à prova com antecedência mínima de uma hora. Todos precisam apresentar documento oficial de identificação original com foto em bom estado e levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Antes de serem considerados aptos a frequentar as aulas de capacitação, esses candidatos passaram por prova objetiva, redação e avaliação de títulos - primeira etapa do concurso promovido pelo Departamento Geral de Ações Socioeducativas.

A prova desta quarta-feira apresentará 50 questões, valerá 100 pontos e será aplicada pela EGPP. Para aprovação, o candidato deverá conseguir aproveitamento igual ou superior a 50%, correspondentes a 50 pontos na prova. As 50 questões estarão distribuídas por oito módulos, com as seguintes disciplinas nos três primeiros: Infância, Adolescência, Família e Sociedade; Marco Legal, Políticas Públicas e Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente; e Instrumentos Legais e Normativos da Política de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei.

As disciplinas dos outros cinco módulos são: Socioeducação e Responsabilização: Natureza e Dupla Face da Medida Socioeducativa; A Socioeducação e a Privação de Liberdade entre o sancionatório e o pedagógico; Práticas e Metodologias do Atendimento Socioeducativo; Ferramentas Metodológicas do Atendimento Socioeducativo; e Gestão Administrativa do Atendimento Socioeducativo.

O gabarito preliminar estará disponível no portal www.ceperj.rj.gov.br na sexta-feira (1º/11) e, até dia 12, os candidatos poderão entrar com recursos, entregando-os na sala 701 da sede da Ceperj. O julgamento desses pedidos estará disponível para os candidatos em 21 de novembro, quando a Fundação também divulgará o resultado preliminar do curso de formação.

Vale lembrar que o curso, de caráter eliminatório e classificatório, teve por objetivo geral preparar os candidatos aprovados na primeira etapa da seleção para o exercício das funções inerentes à carreira pública pretendida, de forma coerente com as diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Estado de Educação e pelo Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Novo Degase). Também objetiva fornecer ao candidato marcos teóricos e instrumentos necessários ao desempenho das atividades inerentes aos cargos. Durante o curso, os alunos-candidatos receberam, a título de ajuda financeira mensal, bolsa-auxílio no valor de R$ 2.045 (nível superior) e de R$ 1.673 (nível médio).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços