Orcec estreia obras vencedoras do I Concurso para Jovens Compositores Cearenses


Como forma de valorizar e estimular produção artística no âmbito do desenvolvimento da música de concerto no Ceará, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho promove a estreia oficial das peças vencedoras do I Concurso Orcec para Jovens Compositores Cearenses. O concerto da Série Oficial está agendado para esta quinta-feira (31), às 19h30min, no Theatro José de Alencar. A regência é do maestro Arthur Barbosa e a entrada é franca.

As peças premiadas foram “A Morte de Iracema”, que deu a Marcos Paulo Miranda Leão dos Santos o primeiro lugar, “Deus Ex Machina”, de Caio Menezes Facó, com o segundo lugar, e “Nereidas”, de Pedro Gustavo de Sousa Rocha, classificada em terceiro lugar. Os vencedores receberam certificados da Associação Artística de Concertos do Ceará e ainda terão suas obras registradas em um próximo CD da Orcec.

Para Série Oficial, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho completou o repertório com obras de Wolfgang Amadeus Mozart, “Divertimento Nº 3 em Fá Maior”, Edward Elgar, “Serenata para Cordas em Mi Menor”, e Carl Philipp Emanuel Bach, “Concerto para Flauta e Orquestra”, na qual terá, como solista, o flautista e Heriberto Porto.

Professor na Universidade Estadual do Ceará, nas disciplinas de flauta transversal, música de câmara e harmonia, no curso de Bacharelado em Instrumento/Flauta, e improvisação e rítmica, no curso de Licenciatura em Música, Heriberto Porto é flautista do quarteto Marimbanda e do Grupo Syntagma.

A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho é uma Ação da Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC), com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Neste programa, conta ainda com o apoio do Theatro José de Alencar.

Heriberto Porto

Estudou no Conservatório Real de Música de Bruxelas, na Bélgica, onde obteve o Diploma de Primeiro Prêmio em Solfejo, em Flauta e em Música de Câmera e Diplomas de Solista em flauta transversal e Musica de Câmera. Estudou flauta com Alejandro Beresi, Jean-Michel Tanguy, Baudoin Giaux, Gerard Noack e Vincent Cortvriendt . Participou de diversos cursos na Bélgica e na França com os mestres André Noiret, Henri Dufour, Philippe Bernold, Baudoin Giaux e Jean-Pierre Rampal.

De 1990 a 1995, estudou jazz e improvisação em Bruxelas com Fabrizio Cassol, na Academia de Eterbeeck e Steve Houben no Conservatório Real de Bruxelas. Lançou, na Bélgica, os CDs “Music of Latin-America” e "Cheiro de Choro", com Nono Garcia e Henri Greindl. Apresentou-se em diversas ocasiões como solista com a Orquestra de Câmera Eleazar de Carvalho de Fortaleza com obras de Radamés Gnatalli, Villa-Lobos, Alberto Ginastera e J.S. Bach.

Em 2009 realizou turnê na França e na Bélgica com o grupo Marimbanda. É responsável junto à Associação Amigos do Piano do Ceará pela seleção de bolsistas cearenses do projeto "Briançon, tempo de Brasil" do Conservatório de Briançon na França, projeto patrocinado pelo Governo do Estado do Ceará.

Em 2010, 2011, 2012 e 2013, foi coordenador pedagógico das residências artísticas do Festival Jazz e Blues de Guaramiranga.Em 2011 e 2012 foi coordenador, junto com Lucile Horn, do  Festival Música na Ibiapaba em Viçosa do Ceará no qual foi professor desde 2003. Em janeiro 2011 ministrou oficinas de música brasileira no Conservatório de Briançon, nos Alpes Franceses. Em 2011 realizou show em Waterloo, na Bélgica dentro do Festival Europália Brasil.

Professor na Universidade Estadual do Ceará, nas disciplinas de flauta transversal, música de câmara e harmonia, no curso de Bacharelado em Instrumento/Flauta, e improvisação e rítmica, no curso de Licenciatura em Música, Heriberto Porto é flautista do quarteto Marimbanda e do Grupo Syntagma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade