Tecon Salvador bate recorde de importação em agosto

Redação -

O Tecon Salvador, terminal de contêineres do Porto de Salvador operado pelo Grupo Wilson Sons, bateu recorde de importação no mês agosto com a movimentação de 82 mil toneladas de cargas, o que representa um incremento de 18% em relação à média dos meses anteriores. De janeiro a agosto, a movimentação no terminal aumentou em 48 mil toneladas em relação a igual período de 2011. As cargas que mais passaram pelo Tecon nos oito primeiros meses do ano foram químicos e petroquímicos, peças e equipamentos, produtos de varejo, borrachas e seus derivados e minérios. Juntas, estas cargas representaram 55% do total importado de janeiro a agosto.

O diretor do Tecon Salvador, Demir Lourenço Jr., destaca que com a expansão do terminal, que deve ser concluída até o final de 2012, a movimentação deve crescer. “Com a nova realidade trazida pela expansão, receberemos as maiores embarcações em operação do mundo. Com isso, as grandes cargas passam a descarregar direto em Salvador, o que vai manter o alto nível de importações e exportações”, diz o executivo. Atualmente, as importações correspondem a 40% da movimentação do Tecon.

O maior volume de compra tem origem no Extremo Oriente, principalmente da China. De janeiro a dezembro de 2011, a China representou 30% das importações baianas. Até agosto deste ano, o país já superou o realizado em todo o ano passado. A maior parte da carga é composta por produtos de varejo, eletrodomésticos e componentes elétricos.

Já os insumos que chegam por Salvador, destinados à produção de bens de consumo, servem para atender os mercados consumidores do Nordeste e do Sudeste, principalmente. Outra movimentação que se também destacou neste ano foi a importação de minério de cobre do Chile.

Além dos mercados asiáticos e latinos, as importações com origem na União Europeia, em especial Alemanha e Bélgica, e na América do Norte, foram fortes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços