FCC seleciona bolsistas para Agentes de Leitura
Florianópolis,


O Estado, por meio da FCC, em parceria com o Ministério da Cultura, no âmbito do Programa Mais Cultura, anuncia mais uma etapa para a seleção de jovens e adultos a fim de atuarem como bolsistas. O período vai de hoje (27/9) a 12 de dezembro de 2012. Para o presidente da FCC, o objetivo geral do Agentes de Leitura  está sendo alcançado. “Buscávamos a democratização do acesso ao livro e à leitura, formando e estimulando novos leitores no Estado e conseguimos”, disse Joceli de Souza. O projeto agentes de leitura tem como característica o atendimento às famílias cadastradas no programa federal Bolsa Família e arranjos institucionais com secretarias de Estado das áreas de Educação e Assistência Social, prefeituras, bibliotecas e escolas.
Cada agente recebe, mensalmente, uma bolsa complementar de renda no valor de R$ 350,00 durante um ano, que é o tempo de vigência do projeto, uma bicicleta, uma mochila e um acervo literário de 100 livros para que possa realizar os atendimentos domiciliares com empréstimos de livros, rodas de leitura, contação de histórias e ações leitoras junto às famílias de suas comunidades.
O compromisso do agente de leitura é dedicar 25 horas semanais ao projeto que são distribuídos em: encontro com 25 famílias; atividades em bibliotecas, escolas, pontos de leitura e outros espaços públicos; reunião de planejamento com o agente articulador e atividade de registro.
O programa, lançado oficialmente em outubro do ano passado, já possui 22 agentes em oito municípios catarinenses: Anitápolis, Balneário Gaivota, Capão Alto, Cerro Negro, Dionísio Cerqueira, Entre Rios, Monte Carlos, Monte Castelo. As atividades desenvolvidas são círculo de leitura, cirandas de livros, leituras compartilhadas, empréstimo de exemplares, contação de histórias, saraus artísticos, registros de contos populares e criação de clubes de leitura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade