Supermercados paulistas registram aumento nas vendas
O
Faturamento Real dos Supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado
pelo IPS – Índice de Preços dos Supermercados da APAS) apontou que, de
janeiro a agosto, houve crescimento de 3,40% no conceito de todas as
lojas. Este indicador considera todas as lojas criadas no período
pesquisado. Já no conceito de mesmas lojas – ou seja, lojas em operação
no tempo mínimo de 12 meses – o aumento foi de 6,67%, ambos comparado a
2011. “A
alta no rendimento da população diante do aumento do salário mínimo em
janeiro deste ano proporciona aumento do poder de compra, que reflete
de maneira positiva nas vendas na comparação anual”, informa o diretor
do Departamento de Economia da APAS, Martinho Moreira.
No comparativo mês a mês, em agosto houve aumento de 1,57% no conceito
‘Todas as lojas’ e queda de 2,39% no ‘Mesmas lojas’, comparado a julho.
Em comparação a agosto de 2011, neste ano, o aumento foi de 4,49% para ‘Todas lojas’ e de 9,41% para ‘Mesmas lojas’.
O
crescimento das vendas no conceito de todas lojas tem relação direta
com o crescimento orgânico de uma empresa, ou seja, com a abertura de
lojas, por exemplo. Já no conceito mesmas lojas o crescimento nas
vendas tem relacionamento direto com o aumento na quantidade comprada
pelo consumidor, o que de fato vem se verificando ao longo dos últimos
anos.
O
setor supermercadista vem apresentando resultados favoráveis em 2012
baseados no tripé de aumento da renda e do emprego e elevação do poder
de compra. “Diante do cenário que se vislumbra para os próximos meses,
a expectativa com relação ao crescimento do setor em 2012 é projetada
em, aproximadamente 5,5% a 6% em relação a 2011”, complementa Martinho.
Nota Metodológica:
O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e
analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de
São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos
Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados
do estado de São Paulo, os quais possuem uma representatividade de 85%
do setor supermercadista. Os indicadores são divulgados tanto em
caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo
menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas
no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os
empresários do setor na tomada de decisão com relação a
reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral
auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios,
potencialidades e inserção no mercado.
Sobre a APAS
– A Associação Paulista de Supermercados representa o setor
supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia
de abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam
2.700 lojas.
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