Cientista Jacob Palis recebe título de Doutor Honoris Causa da UFPE



O professor Jacob Palis receberá o título de Doutor Honoris Causa da UFPE durante cerimônia, a ser presidida pelo reitor Anísio Brasileiro, às 9h do dia 15 de outubro, no auditório Reitor João Alfredo, na reitoria da Universidade. A pedido do Departamento de Estatística da UFPE, a concessão do título ao professor se deve aos relevantes serviços por ele prestados à ciência do país, em especial às áreas de Matemática e Estatística.
Graduado em Engenharia na Universidade do Brasil, atual UFRJ, em 1962, fez mestrado em Matemática pela University of California (1966) e doutorado em Matemática, pela mesma Universidade, em 1968. Por sua atuação profissional, Palis tem sido alvo de inúmeras distinções em nível nacional e internacional. É doutor Honoris Causa por várias universidades brasileiras e foi distinguido com o Balzan Prize 2010, um dos mais prestigiosos prêmios interacionais no mundo da ciência e das humanidades.
Jacob Palis presidiu a Sociedade Brasileira de Matemática (1979–1981) e foi vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (1995–1996). O professor foi membro, em diferentes ocasiões, do Conselho Deliberativo do CNPq e do Conselho Superior da Capes, presidente da International Mathematical Union (1999–2002) e vice-presidente do International Council for Science (1996–1999). Atualmente, é presidente da Academia Brasileira de Ciências e também da Academy of Sciences for the Developing World (TWAS).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços