Série sobre jovens cineastas comemora os 18 anos do Cinema 11 na TVU





Na segunda reportagem da série especial "Cinema pernambucano: a história do futuro", o telespectador vai conhecer o roteirista Jerônimo Lemos, de 22 anos, no programa "Cinema 11" da TV Universitária, amanhã (28), às 19 horas. A série narra a história do que virá, através das lentes de jovens cineastas do estado que ainda estão na faculdade ou são recém-formados, mas já atuam no mercado, ganhando credibilidade em filmes de realizadores consagrados e demonstrando seu potencial promissor com seus próprios filmes.
Ao todo, são sete reportagens, em que os realizadores Carlos Nigro, Ianah Maia, Alan Tonello, Lucas Caminha e Annyela Rocha, além de Jerônimo Lemos, falam sobre sua atuação no cinema e suas ambições no mercado. Na primeira reportagem, a equipe fez um panorama da produção cinematográfica pernambucana.
Na segunda matéria, o telespectador vai conhecer Jerônimo Lemos, cineasta que começou a dar seus primeiros passos ainda na infância. Ele já trabalhou com roteiros de curtas e longametragens. O seu primeiro filme é o curta "João Ila, tendo participado também do longa "Tatuagem", do tio e consagrado Hilton Lacerda.
SÉRIE – O cinema pernambucano firmou-se de forma considerável nos últimos 20 anos e a produção local ganha, a cada ano, mais visibilidade no Brasil e fora do país. Em 2012, quatro longas-metragens do estado foram selecionados para o Festival de Brasília (o mais concorrido e tradicional do país) e vários outros filmes foram produzidos, finalizados e estreados em festivais.
Pensando na cena cinematográfica do estado e na representatividade dos seus antigos e novos realizadores, os alunos do 7º período do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco idealizaram a série para TV “Cinema pernambucano: a história do futuro”.
A série surgiu a partir da temática escolhida pelo programa “Cinema 11” para 2012, em comemoração aos 18 anos do programa: a história do cinema. Com produção geral das alunas Thaís Vidal e Julia Arraes, do 7º período do curso de Jornalismo da UFPE, os alunos realizaram a série “Cinema pernambucano: a história do futuro” para as disciplinas de Telecinejornalismo e Técnica de Entrevista e Reportagem 3, sob orientação das professoras Yvana Fechine e Paula Reis e com apoio do Laboratório de Imagem e Som da UFPE (LIS).
No livro “Cinema Pernambucano: uma história em ciclos”, o crítico de cinema Alexandre Figueirôa aponta que desde a década de 1920, com o Ciclo do Recife, o estado já tinha uma veia pulsante no audiovisual, mas que passou por um período no limbo e teve uma retomada consagrada nos anos 1990, com o longa-metragem “Baile Perfumado”, de Lírio Ferreira e Paulo Caldas.
Recentemente, a capital pernambucana passou a receber grandes festivais internacionais e regionais de cinema. O Janela Internacional de Cinema e o Cine PE são exemplos de festivais que lotam salas de exibição e trazem realizadores e produções de relevância na cinematografia mundial. A força do cinema pernambucano não se manifesta apenas através de boas produções, mas de cineastas, cada um a sua maneira, e isso contribui para a formação desse cenário.
A série surge para registrar o pensamento de alguns dos novíssimos cineastas de Pernambuco, dando-lhes voz e adentrando no universo de cada um, para mostrar ao público a vida, a formação e o início da caminhada como cineastas. Além das influências, a vida familiar, suas experiências, os processos criativos, as frustrações e as perspectivas de futuro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade