150 anos Seminário de Angra EXPOSIÇÃO, MISSA, DEBATES E TEATRO EM ANO DE CELEBRAÇÃO


  Até Novembro do próximo ano, o Seminário Episcopal de Angra do Heroísmo promove um programa comemorativo do seu 150.º aniversário. Cerimónias religiosas, momentos de reflexão e de debate e encenação de uma peça de teatro são alguns dos momentos que animarão a passagem da efeméride.
São diversas as iniciativas que constam do programa comemorativo dos 150 anos do Seminário Episcopal de Angra do Heroísmo em curso até Novembro do próximo ano.
Segundo o reitor da instituição, o Pe. Hélder Miranda Alexandre, um dos destaques vai abertura de uma exposição acerca de “vida interna do Seminário”, com identificação de “figuras de referência” da instituição, bem como o facto de a missa solene do 150.º aniversário contar com a participação do presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM), D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra.
Além dos vários prelectores e intervenientes que farão parte das diferentes palestras promovidas pelo programa comemorativo, o responsável realçou a encenação de uma peça original da autoria de Álamo de Oliveira com interpretação a cargo dos seminaristas intitulada “São Poucos Os Escolhidos”.
Depois de, entre 6 a 8 Julho, já ter havido um encontro de antigos alunos do Seminário, o programa dos 150 anos da instituição de ensino da Diocese açoriana inclui, de 4 a 11 de Novembro, a Semana dos Seminários: “150 anos do Seminário Episcopal de Angra” e inaugura, a 8 de Novembro, pelas 16H00, no Museu de Angra do Heroísmo, a exposição “História do Seminário de Angra – 150 anos depois”.
Um dia depois, a 9 de Novembro, decorrerá outro dos pontos altos do programa comemorativo com a celebração de uma missa solene com participação do clero e de antigos alunos e funcionários, pelas 18H00 na Sé de Angra, após a qual haverá jantar no Centro Cultural de Angra do Heroísmo com actuação de Helena Oliveira e dos coros “Tibério Franco” e do Seminário.

A FUNDAÇÃO E A  FORMAÇÃO

No sábado, 10 de Novembro, pelas 10H00, decorrerá um seminário com duas intervenções: “A formação eclesiástica nos Açores 1534 a 1862” por Avelino Menezes; e “Da fundação do Seminário Episcopal de Angra à Iª República”, por José Guilherme Reis Leite.
A partir das 14H00, o Seminário estará aberto à comunidade e à noite, pelas 21H00, será apresentada então a já referenciada peça de teatro “São Poucos os Escolhidos” da autoria de escritor terceirense Álamo de Oliveira.
A 8 de Dezembro no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, o programa integra as ordenações diaconais em ano jubilar.
A 27 de Janeiro de 2013, pelas 20H00 no Seminário, um novo momento de reflexão surgirá com uma mesa redonda sobre “São Tomás no séc. XXI” com a presença do Pe. Cipriano Pacheco, Jaime Silveira e Mário Cabral.
A 28 de Janeiro, pelas 18H00, na Capela de Nossa Senhora da Natividade realizar-se-á a Festa de S. Tomás de Aquino; 
“O Seminário de Angra de 1910 a 1965” é outros dos seminários que, a 20 de Abril, pelas 10H00, decorrerá no Seminário com a presença de Susana Goulart, seguindo-se a prelecção “O Seminário de Angra de 1965 aos nossos dias” por João Maria Mendes.
O programa prossegue a 21 de Abril com a instituição de acólitos; a 16 Junho, pelas 18H00  na Sé de Angra, com as ordenações e jubileus sacerdotais; e a 9 de Novembro, pelas 20H00 no Seminário, culmina com a apresentação de uma edição comemorativa dos 150 anos da instituição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços