Cummins participa do São Paulo Boat Show

Redação -

A Cummins Brasil, pela primeira vez de forma independente no segmento de lazer e recreação, confirma sua participação na 5ª edição do São Paulo Boat Show, que acontece entre os dias 28/09 e 03/10 no Transamerica Expo Center. A empresa exibirá sua gama completa de motores para o segmento.

Por meio da Unidade Cummins Vendas e Serviços (CVS), a companhia, com o fim joint-venture Mercruiser, estabelecida em 1992 entre Cummins e Mercury no mercado global, dá continuidade em sua metodologia independente de oferecer motores diesel e apresenta durante o evento a linha de motores que varia entre 230 hp a 715 hp. A maioria dos produtos é destinada para embarcações com a partir de 30 pés.

No total são cinco famílias (QSB 5.9; QSB 6,7; QSC 8.3; QSL 9 e QSM 11) e 30 opções de motores para o mercado dos sonhos no Brasil, todos importados de Charleston, nos EUA.

Os motores marítimos podem ser aplicados nas configurações Zeus®, o mais avançado sistema de propulsão que possibilita alta manobrabilidade e controle da embarcação, o convencional Inboard, motor com reverse, hélice e eixo e o Sterndrive, conhecido motor de rabeta com hélice fixo e direcionamento do barco por meio do leme.

De acordo com Antonio Colares, gerente de negócios Marine e Óleo e Gás da CVS, a Cummins Vendas e Serviços foi nomeada como canal direto de vendas dos produtos para o segmento com unidades espalhadas em todo o território nacional.

Toda a linha marítima da Cummins atende às mais rigorosas normas de emissões vigentes, IMO Tier II e EPA Tier 2 e são classificados por todas as principais empresas certificadoras. “Consolidada no segmento, a Cummins começou a sua atuação no mercado global, em 1919, destinando 60% de sua produção para as embarcações marítimas de lazer, offshore e naval. Em 1925, introduziu o primeiro motor específico para este mercado”, diz Colares.

Para suportar as embarcações que inclusive já navegam pelo litoral brasileiro, a fabricante de motores Diesel iniciou o processo de nomeação de Postos de Serviço no litoral do país para prestação do suporte técnico necessário, promovendo treinamento aos dealers no quesito engenharia de aplicações, serviços e estoque de peças sobressalentes.


Estaleiros

Consolidada nesse mercado, a Cummins Brasil, ainda na fase da joint-venture Mercruiser, já atendia renomados estaleiros que produzem embarcações modernas e mundialmente conhecidas.

Desde que se instalou no Brasil em 2010, a italiana Azimut iniciou suas atividades com a produção do modelo 43 Fly. Até hoje, cerca de 20 barcos já foram produzidos, em Itajaí (SC), e cada unidade leva um par de motor Cummins modelo QSB 5.9 de 480 hp, totalizando potência final de 960 hp por embarcação na aplicação Inboard.

Segundo Felipe Berra, diretor Industrial da Azimut, a ideia era produzir um barco idêntico ao modelo original italiano 43 Fly que leva também os motores da Cummins na Itália. “E o projeto foi executado. Hoje, essas embarcações já circulam pelo litoral brasileiro, estamos tendo sucesso e boa aceitação nos quesitos qualidade, performance e confiabilidade com os motores”, diz Berra.

A Azimut ainda oferece ao mercado brasileiro o 48 Fly, importado da Itália, dotado de motores Cummins QSC 8,3 de 600 hp.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade