Cummins participa do São Paulo Boat Show
Redação -
A
Cummins Brasil, pela primeira vez de forma independente no segmento de
lazer e recreação, confirma sua participação na 5ª edição do São Paulo
Boat Show, que acontece entre os dias 28/09 e 03/10 no Transamerica
Expo Center. A empresa exibirá sua gama completa de motores para o
segmento.
Por
meio da Unidade Cummins Vendas e Serviços (CVS), a companhia, com o fim
joint-venture Mercruiser, estabelecida em 1992 entre Cummins e Mercury
no mercado global, dá continuidade em sua metodologia independente de
oferecer motores diesel e apresenta durante o evento a linha de motores
que varia entre 230 hp a 715 hp. A maioria dos produtos é destinada
para embarcações com a partir de 30 pés.
No
total são cinco famílias (QSB 5.9; QSB 6,7; QSC 8.3; QSL 9 e QSM 11) e
30 opções de motores para o mercado dos sonhos no Brasil, todos
importados de Charleston, nos EUA.
Os
motores marítimos podem ser aplicados nas configurações Zeus®, o mais
avançado sistema de propulsão que possibilita alta manobrabilidade e
controle da embarcação, o convencional Inboard, motor com reverse,
hélice e eixo e o Sterndrive, conhecido motor de rabeta com hélice fixo
e direcionamento do barco por meio do leme.
De
acordo com Antonio Colares, gerente de negócios Marine e Óleo e Gás da
CVS, a Cummins Vendas e Serviços foi nomeada como canal direto de
vendas dos produtos para o segmento com unidades espalhadas em todo o
território nacional.
Toda
a linha marítima da Cummins atende às mais rigorosas normas de emissões
vigentes, IMO Tier II e EPA Tier 2 e são classificados por todas as
principais empresas certificadoras. “Consolidada no segmento, a Cummins
começou a sua atuação no mercado global, em 1919, destinando 60% de sua
produção para as embarcações marítimas de lazer, offshore e naval. Em
1925, introduziu o primeiro motor específico para este mercado”, diz
Colares.
Para
suportar as embarcações que inclusive já navegam pelo litoral
brasileiro, a fabricante de motores Diesel iniciou o processo de
nomeação de Postos de Serviço no litoral do país para prestação do
suporte técnico necessário, promovendo treinamento aos dealers no
quesito engenharia de aplicações, serviços e estoque de peças
sobressalentes.
Estaleiros
Consolidada
nesse mercado, a Cummins Brasil, ainda na fase da joint-venture
Mercruiser, já atendia renomados estaleiros que produzem embarcações
modernas e mundialmente conhecidas.
Desde
que se instalou no Brasil em 2010, a italiana Azimut iniciou suas
atividades com a produção do modelo 43 Fly. Até hoje, cerca de 20
barcos já foram produzidos, em Itajaí (SC), e cada unidade leva um par
de motor Cummins modelo QSB 5.9 de 480 hp, totalizando potência final
de 960 hp por embarcação na aplicação Inboard.
Segundo
Felipe Berra, diretor Industrial da Azimut, a ideia era produzir um
barco idêntico ao modelo original italiano 43 Fly que leva também os
motores da Cummins na Itália. “E o projeto foi executado. Hoje, essas
embarcações já circulam pelo litoral brasileiro, estamos tendo sucesso
e boa aceitação nos quesitos qualidade, performance e confiabilidade
com os motores”, diz Berra.
A Azimut ainda oferece ao mercado brasileiro o 48 Fly, importado da Itália, dotado de motores Cummins QSC 8,3 de 600 hp.
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