Sesampe conhece sistema integrado de crédito no Ceará
 
A Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), por meio do Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária (Difesol), participa nessa quinta e sexta-feiras (10 e 11) da Oficina para Gestores Públicos na Metodologia de Bancos Comunitários, em Fortaleza, no Ceará, junto com instituições de 19 estados brasileiros. A Sesampe está conhecendo o sistema integrado de crédito, produção, comércio e de consumo, que é praticado pela instituição. A experiência vai contribuir para o desenvolvimento de ações que são promovidas pela secretaria gaúcha, para difundir os conceitos de associativismo, solidariedade e autogestão, proporcionando oportunidade de trabalho e a geração e distribuição de renda.

A atividade, uma promoção do Instituto Banco Palmas, está inserida no Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário (SCJS), que, no RS é desenvolvida no Justo e Solidário, e visa promover o desenvolvimento sustentável, a justiça social, a soberania e a qualidade de vida. O Banco Palmas é uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve uma socioeconomia solidária no Conjunto Palmeira, um bairro popular, com 32 mil moradores, situado na periferia de Fortaleza. 

Em abril deste ano, a Sesampe, por intermédio do Programa Gaúcho de Microcrédito, financiou a primeira ação solidária para a Associação Central dos Camelôs de Cruz Alta. Vinte e seis empreendedores receberam financiamento de R$ 220 mil, que serão destinados para a quitação de um terreno adquirido pela entidade para futura construção de um Centro Popular de Compras no município.  O titular da Sesampe, Maurício Dziedricki, ressalta que "foi a primeira iniciativa solidária financiada pelo Programa Gaúcho de Microcrédito. A ação vai possibilitar aos camelôs exercer suas atividades".
 
A Sesampe, via Difesol, coordena iniciativas como: finanças solidárias; organização de núcleos regionais de Economia Solidária (ES); apoio à produção e comercialização de produtos da ES; realiza pesquisa e estudos no segmento de ES; e presta assessoria técnica, de formação e de capacitação em gestão e produção sustentável.
 
Texto: Imprensa Sesampe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços